TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A VELOCIDADE DA REAÇÃO

Por:   •  4/6/2019  •  Artigo  •  612 Palavras (3 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 3

4.2. VELOCIDADE DA REAÇÃO

Através do experimento descrito abaixo, iremos analisar a velocidade relativa das reações do clorofórmio e o cloreto de sódio, ao adicionarmos o nitrato de prata.

[pic 1]

O cloreto de sódio (NaCl) é um conhecido composto inorgânico com a função de sal, que apresenta em sua estrutura um cátion, derivado do elemento químico sódio e um ânion, derivado do elemento químico cloro, monovalentes, que confere à molécula uma relativa hidrossolubilidade e solubilidade na maior parte dos solventes polares.

[pic 2]

O composto triclorometano (CHCl3), mais conhecido como Clorofórmio é um composto pertencente ao grupo dos haletos orgânicos. O principal uso do Triclorometano é como solvente orgânico, por ser pouco reativo e dissolver muitos compostos orgânicos.

[pic 3]

O nitrato de prata é um composto inorgânico com função de sal, bastante solúvel em água.

A velocidade de uma reação química pode variar de acordo com fatores como:

Temperatura: quanto maior a temperatura, maior a velocidade de reação. Com a variação de temperatura, a energia cinética das moléculas pode fazer com que elas se movimentem com maior ou menor velocidade. Se a energia das moléculas aumenta por exemplo, elas terão energia suficiente para uma reação, chamada energia de ativação.

Pressão: o aumento ou diminuição da pressão pode variar a temperatura e a movimentação das moléculas.

Concentração: Quanto mais concentrado os reagentes, maior a velocidade de reação, pois acontece um aumento do número de moléculas ou de partículas reagentes por unidade de volume e com isso, aumenta o número de colisões entre elas, gerando uma velocidade de reação maior.

Presença de catalisadores: Catalizadores são substâncias que aumentam a velocidade de uma reação química sem estar sendo consumido por ela.

Superfície de contato: a superfície de contato, também influencia na velocidade da reação, devido as reações ocorrerem entre as moléculas que ficam na superfície dos reagentes. Elas realizam colisões que, se forem efetivas (com orientação correta e com a quantidade de energia necessária), resultarão na quebra das antigas ligações e formação de novas ligações, ou seja, a reação química ocorrerá. Com isso, mais rápida poderá ser a reação.

As reações irreversíveis – aquelas que se completam, levando a uma completa transformação dos reagentes em produtos – podem ser classificadas como instantâneas (reações iônicas), momentâneas (reações de óxido-redução) e lentas (Geralmente são reações moleculares/orgânicas).

As reações de precipitação, que ocorre no experimento, acontecem quando se misturam as soluções de dois sais solúveis em água, podendo formar um novo sal insolúvel em água.

Essas reações de precipitação formam dois sais. Um desses sais é solúvel em água e o outro produto da reação é um sal insolúvel em água que se deposita após um certo intervalo de tempo. Este sal insolúvel que se forma é um sólido chamado de precipitado.

Experimento: Em dois tubos de ensaio A e B, adicione 5 gotas de clorofórmio e 5 gotas de solução de NaCl, respectivamente.  Adicione, a ambos os tubos, 2 gotas de AgNO3 e observe, através do precipitado branco formado, a velocidade relativa da reação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (69.2 Kb)   docx (90.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com