TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A velocidade de uma reação química

Por:   •  5/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  329 Palavras (2 Páginas)  •  369 Visualizações

Página 1 de 2
  1. Introdução

A velocidade de uma reação química é a variação da concentração de um reagente ou produto dividido pelo tempo que a mudança leva para ocorrer. Em uma reação química que se queira determinar o tempo de ocorrência dela é necessário entender que alguns fatores influenciam a velocidade desta reação, tal como: temperatura, concentração, presença de catalisadores e estado de agregação.

A temperatura irá influencia, pois com seu aumento a energia cinética das moléculas das substâncias reagentes aumentam, isso significa que elas movimentam-se em maior velocidade o que irá aumentar os choques efetivos fazendo com que a reação atinja energia suficiente para reagir, a chamada energia de ativação.  

A concentração influência também na velocidade da reação, pois com o aumento da concentração cresce o número de moléculas ou partículas reagentes por unidade de volume e, consequentemente, o número de colisões entre elas aumenta, resultando em uma maior velocidade da reação.

Os catalisadores conseguem aumentar a velocidade das reações porque eles atuam mudando o mecanismo da reação por diminuir a energia de ativação da reação. Assim, com uma quantidade de energia de ativação menor, fica mais fácil para as partículas reagentes atingirem essa energia e reagirem. Pode-se reparar que catalisadores também influenciam na velocidade.

A velocidade de uma reação também é influenciada pelo estado de agregação da matéria, isso ocorre porque as reações acontecem entre as moléculas que ficam nas superfícies dos reagentes. Elas realizam colisões que, se forem efetivas, resultarão na quebra das antigas ligações e formação de novas ligações, ou seja, a reação química ocorrerá. Portanto, quanto maior for a superfície de contato, mais moléculas estarão em contato umas com as outras, maior será a probabilidade de ocorrerem choques efetivos e mais rápida será a reação.

Aplica-se ao experimento um catalisador que aumentará a velocidade de decomposição de um peroxido, que normalmente demora anos para se decompor se estiver bem armazenado, analisado em 18 minutos de reação.

Bibliografia: Fatores que alteram a velocidade das reações. <http://brasilescola.uol.com.br/quimica/fatores-que-alteram-velocidade-das-reacoes.htm>. Acessado em: 24/02/2016.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (38.6 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com