TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Água Oxigenada

Por:   •  4/7/2017  •  Artigo  •  347 Palavras (2 Páginas)  •  625 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

A água oxigenada, também conhecida como peróxido de Hidrogênio, é composta por dois átomos de Oxigênio e dois átomos de Hidrogênio, formando a molécula . Essa substância foi descoberta por cientistas na década de 1920, para conter problemas de infecções e gangrena em soldados na frente de batalha. A água oxigenada não é nada mais do que uma solução aquosa diluída de peróxido de hidrogênio. Quando o peróxido puro encontra-se em temperatura ambiente, o mesmo apresenta como características o sabor amargo e o estado líquido viscoso, quase incolor, com uma leve coloração azul.[pic 5][pic 4]

 As nomenclaturas usadas para designar a água oxigenada que se encontra geralmente no mercado são água oxigenada a 3% (de peróxido de hidrogênio) e água oxigenada a 10 volumes. Esta substância possui muitas utilidades. Além de apresentar acção antisséptica, é um poderoso desinfectante. Devido ao fato de ser barato e simples de usar, o produto é pouco divulgado e concorre com outros produtos desenvolvidos por laboratórios farmacêuticos e industrias de desinfectantes domésticos e hospitalares.

Por ser um antisséptico, a substância [pic 6]

[pic 7]



ajuda a evitar infecções, impedindo a proliferação de micróbios, bactérias e fungos. Além disso, tem propriedades que desinfecta, branqueia e promove a cicatrização de pequenos ferimentos. A
pesar das inúmeras aplicações benéficas, o peróxido de hidrogénio possui também alguns perigos, em particular quando puro ou em soluções concentradas. Por exemplo, possui perigo de ignição ou explosão acima de determinadas temperaturas, reage violentamente com determinadas substâncias e é corrosivo podendo irritar a pele, mucosas, olhos e etc.

Em virtude dos fatos mencionados, é possível ressaltar as diversas utilidades da água oxigenada para o ser humano, visto que o produto é de uso corrente no dia-a-dia e de fácil acesso, porém, deve-se saber que a água é uma composição química instável graças ao átomo adicional de oxigênio, por isso deve ser utilizada com cautela, para não causar danos a saúde.

REFERÊNCIAS:

GALACHO, Cristina; MENDES, Paulo. Água oxigenada: Mais um exemplo de uma solução química. Disponível em: <http://www.videos.uevora.pt/quimica_para_todos/qpt-agua%20oxigenada.pdf.>. Acesso em: 10 abr. 2017.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (351.4 Kb)   docx (517.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com