TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ACETANILIDA

Projeto de pesquisa: ACETANILIDA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.556 Palavras (7 Páginas)  •  951 Visualizações

Página 1 de 7

INTRODUÇÃO

Algumas aminas aromáticas como a acetanilida, fenacetina e acetaminofen encontram-se dentro do grupo de drogas utilizadas para combater a dor de cabeça, ambas são derivadas da anilina. Estas substâncias têm ação analgésica suave – aliviam a dor e antipirética – reduzem a febre. Ela é toxica produzindo danos no fígado e nos rins, pode ser sintetizada através de uma reação de acetilação da anilina, a partir do ataque nucleofílico do grupo amino sobre o carbono carbonílico do anidrido acético, seguido de eliminação de ácido acético, formado como sub-produto da reação. Como esta reação é dependente do pH, é necessário o uso de uma solução tampão (ácido acético/acetato de sódio, pH~4,7). Após sua síntese, ocorre a purificação da acetanilida através de uma recristalização usando carvão ativo.

Compostos orgânicos sólidos provenientes de reações raramente são puros, pois eles normalmente são contaminados com pequenas quantidades de outros compostos (impurezas) que são produzidos junto com o produto desejado. A purificação de compostos cristalinos impuros é geralmente feita por recristalização, baseada na diferença de solubilidade de um dado solvente ou mistura de solventes. De maneira simplificada, o processo de recristalização consiste em:

• Dissolver o sólido, adicionando pequenas quantidades de solvente quente.

• Filtrar a quente, removendo alguma impureza insolúvel.

• Esfriar lentamente, formando cristais puros.

• Coletar os cristais, filtrar em funil de büchner.

• Lavagem dos cristais com solvente adequado para remover solvente residual.

• Secagem dos cristais para remover o solvente residual.

Um solvente apropriado para a recristalização de uma determinada substância deve preencher os seguintes requisitos:

a) Deve proporcionar uma fácil dissolução da substância a altas temperaturas;

b) Deve proporcionar pouca solubilidade da substância a baixas temperaturas;

c) Deve ser quimicamente inerte (ou seja, não deve reagir com a substância);

d) Deve possuir um ponto de ebulição relativamente baixo (para que possa ser

facilmente removido da substância recristalizada);

e) Deve solubilizar mais facilmente as impurezas que a substância.

O resfriamento, durante o processo de recristalização, deve ser feito lentamente para que se permita a disposição das moléculas em retículos cristalinos, com formação de cristais grandes e puros. Caso se descubra que a substância é muito solúvel em um dado solvente para permitir uma recristalização satisfatória, mas é insolúvel em um outro, combinações de

solventes podem ser empregadas. Os pares de solventes devem ser completamente miscíveis (exemplos: metanol e água, etanol e clorofórmio, clorofórmio e hexano, etc.).

Impurezas coloridas ou resinosas podem ser removidas pela adição de pequenas quantidades de carvão ativo à solução a ser aquecida. As impurezas adsorvidas na superfície das partículas de carvão são removidas durante a filtração. O uso de excesso de carvão ativo leva a perdas do material a ser purificado.

MATERIAL E METODOS

Para iniciar a prática, pesou-se 1,1 g de acetato de sódio anidro em uma balança analítica e preparou-se uma suspensão em 4,0 mL de ácido acético glacial em um béquer de 250 mL. Adicionou-se, agitando constantemente com um bastão de vidro, 3,5 mL de anilina medida em uma pipeta. Em seguida, adicionou-se 5,0 mL de anidrido acético, em pequenas porções. A reação ocorreu rapidamente. Terminada a reação, transferiu-se a mistura reacional, com agitação, em 120 mL de H2O gelada. A acetanilida formou palhetas cristalinas incolores. Resfriou-se em banho de gelo, sendo perceptível a formação de um precipitado cristalizado, a acetanilida. Filtrou-se os cristais usando um funil de Buchner, conforme a figura

abaixo.

Filtração a vácuo com funil de Buchner.

Colocou-se os mesmos em um vidro de relógio e determinou-se a massa de acetanilida obtida. Colocou-se a acetanilida em um dessecador.

Purificação da acetanilida

Em um erlenmeyer de 250 mL, aqueceu-se 100 mL de água destilada. Em um béquer colocou a acetanilida produzida e algumas pérolas de vidro (para ajudar a dispersar homogeneamente a energia/calor distribuída no sistema). Foi adicionando aos poucos a água quente sobre a acetanilida, até que a mesma estivesse totalmente dissolvida (usando menor quantidade de água possível).

Adicionou-se, então, uma ponta de espátula de carvão ativo. Ebuliu por alguns minutos. Em um suporte com haste e anel para filtração, filtrou-se a mistura a quente, em papel-filtro pregueado em um funil de vidro, recolhendo o filtrado em outro béquer de 250 mL. Conforme a figura abaixo.

Como preparar papel filtro pregueado Filtração simples a quente.

Resfriou-se o filtrado em um banho de água gelada e deixou em repouso até que a acetanilida recristalizou-se completamente. Filtrou-se a mistura a vácuo, em funil de Buchner, em seguida lavou-se os cristais com água fria. Colocou-se a acetanilida recristalizada em um vidro de relógio previamente pesado e mediu-se a massa da acetanilida pura.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

A mistura CH3COONa/CH3COOH durante o processo da síntese possui a função de tamponar o processo da síntese, essa mistura é uma solução que mantém a concentração do íon H+ constante, o valor do pH fica constante, em torno de 4,7, mesmo adicionando quantidades pequenas de íons H+ ou OH-, são misturas de um ácido fraco e sua base conjugada. Na síntese da acetanilida, o tampão (ácido acético-acetato de sódio) impede a protonação da anilina.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com