TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ALUMÍNIO - ATPES QUÍMICOS

Projeto de pesquisa: ALUMÍNIO - ATPES QUÍMICOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.085 Palavras (9 Páginas)  •  212 Visualizações

Página 1 de 9

Faculdade Anhanguera- Uni-ABC

Turma: 2NB Engenharia Civil

ALUMÍNIO –

ATPS DE QUÍMICA

1. Introdução:

O Alumínio é um metal que tem muito a se falar o que tornaria este trabalho muito extenso e cansativo, então fizemos a opção de foca-lo na construção civil. Citaremos sua importância nesta área citada, as principais indústrias de alumínio no Brasil. Primeiramente é necessário deixar claro o que é o alumínio? Suas propriedades físicas e químicas. Abordaremos um pouco sobre a história do alumínio e sua reciclagem.

2. O Propriedades físicas e químicas:

Na ordem decrescente, de acordo com o peso, dos elementos que constituem a crosta terrestre, o alumínio ocupa o terceiro lugar, representando cerca de oito por cento em peso do total. Esse metal faz parte da composição de grande número de rochas e pedras preciosas; entre as primeiras cabe mencionar, graças a seu interesse mineralógico ou metalúrgico, os feldspatos, as micas, a turmalina, a bauxita e a criolita. Entre as pedras preciosas, aquelas que apresentam um maior teor de alumínio são o coríndon, as safiras e os rubis.

O alumínio possui altos índices de condutividade elétrica, e não se altera em contato com o ar ou em presença de água, graças a uma fina capa de óxido que o protege de ataques do meio ambiente. Apresenta, entretanto, elevada reatividade quando em contato com outros elementos: em presença de oxigênio, sofre reação de combustão, liberando grande quantidade de calor, e ao combinar-se com halogênios (cloro, flúor, bromo e iodo) ou com o enxofre, produz imediatamente os respectivos haletos e sulfetos de alumínio.

Fonte: http://tabela.oxigenio.com/outros_metais/elemento_quimico_aluminio.htm - 30.08/2013

3. Resumo das Propriedades do Alumínio

Símbolo Al

Número atômico 13

Massa atômica 26,98154g/mol

Estado de oxidação 3

Ponto de fusão 660,45ºC

Ponto de ebulição 2520 ºC

Densidade 2,7g.cm-3

Potencial de ionização 5,98eV

Potencial eléctrico 1,66V

Electroganitivdade 1,5

Volume atômico 9,99cm-3

Entalpia de fusão 10.71KJ/mol

Pressão de vaporização 143.9 KJ/mol

Pressão de vapor 1 mm Hg a 1284ºC

Solubilidade Solúvel em HCl, H2SO4, água quente e soluções alcalinas

4. O que é o alumínio?

O alumínio é o elemento metálico mais abundante na crosta terrestre (8,13%), não é encontrado em sua forma pura na natureza, sempre na forma combinada. Elemento metálico, prateado claro, brilhante, pertencente ao Grupo III da Tabela Periódica. O metal é muito relativo, mas é protegido por uma fina camada transparente de óxido que se forma rapidamente no ar. O alumínio e seus óxidos são anfóteros (substância que se pode comportar como um ácido ou como uma base (não só os ácidos e bases de Bronsted-Lowry, como os de Lewis - que incluem os de Bronsted-Lowry), dependendo do outro reagente presente. Se estiver na presença de ácido, comportar-se-á como uma base; se estiver na presença de uma base, comportar-se-á como um ácido. O metal é extraído da bauxita purificada (Al2O3.2H2O) por eletrólise. O alumínio puro é mole e dúctil, mas sua resistência pode ser aumentada por tratamento adequado.

Fonte: www.serteq.com.br – 30/08/2013

http://www.infoescola.com/elementos-quimicos/aluminio/ - 30/08/2013

5. A origem do nome Alumínio

O nome do metal deriva do latin alumen (alúmen). Em 1761, L.B.G. de Morveau propôs o nome alumine para a base do alúmen, e em 1787, Lavoisier identificou-o definitivamente como o óxido do metal ainda por descobrir. Em 1807 Sir Humphey Davy propôs o nome de alumium para este metal, e mais tarde concordou em alterá-lo para aluminum. Pouco tempo depois, o nome aluminium (alumínio) foi adaptado para concordar com a terminação do nome da maior parte dos elementos, generalizando-se esta designação por todo o mundo.

Fonte: www.serteq.com.br – 30/08/2013

6. O Aço pode ser substituído pelo alumínio?

No site: http://hotsites.pernambuco.com/aluminio/aluminioxaco.shtml fala que o alumínio leva vantagens em todos os aspectos. Pegamos um exemplo prático comparando às latas de aço. As embalagens de alumínio são mais leves e têm maior velocidade de refrigeração do conteúdo, o que é fundamental na economia de energia elétrica. Além disso, as vantagens na escolha pelo alumínio são também ambientais. O alumínio pode ser reciclado infinitamente e o tempo que leva para uma latinha velha voltar para a cadeia produtiva é de, no máximo, 40 dias. Para as latas feitas de aço, no dia a dia conforme descreve a seguir “tempo é de três meses e o reaproveitamento do material é finito. A demora para voltar às prateleiras dos supermercados é decorrente também do preço do aço no mercado da reciclagem. Para os catadores, não é vantagem apanhar as latinhas de aço, já que o preço é muito menor do que o cobrado pelo alumínio, o metal de maior valor no mercado da reciclagem.”

Chegamos a conclusão de que não tem como substituir o aço pelo alumínio. O Brasil está sendo o país que mais recicla o alumínio o que economicamente está sendo um setor de grande rentabilidade. No site a seguir WWW.infoescola.com/ecologia/reciclagem-de-latas-de-alumínio/ -30/08/2013 mostra que o Brasil ocupa o primeiro lugar no ranking mundial de reciclagem de latas de alumínio. Em 2006, o país reaproveitou 94,4% do alumínio consumido. O Japão ficou em segundo com 90,9% seguido da Argentina, com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com