TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS ESTRUTURA ELETRÔNICA DOS ÁTOMOS

Por:   •  14/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.101 Palavras (9 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 9

ESTRUTURA ELETRÔNICA DOS ÁTOMOS

SETEMBRO

2018

ESTRUTURA ELETRÔNICA DOS ÁTOMOS

Relatório apresentando como requisito parcial para obtenção de notas da disciplina de Estrutura e Propriedade da Matéria do curso de Química.

SETEMBRO

2018

RESUMO

Parte 1

O teste de chamas é um método utilizado na química para detectar a presença de alguns íons metálicos baseado em cores luminosas, de elementos químicos. Cada elemento libera uma onda de radiação com características particulares, devido aos diferentes comprimentos de onda que cada um emite. Na prática realizada em laboratório, foram dadas 5 amostras para identificar a cor da chama e uma solução (álcool metílico) para identificar os elementos químicos presentes através das cores observadas. Onde nos vidros de relógio foi colocado algodão sendo impregnado com cerca de 15mg dos devidos reagentes.

Parte 2

Trata-se da emissão de luz resultante de um processo de excitação eletrônica, que pode ocorrer na forma de fluorescência (onde a emissão de luz cessa quando a fonte de energia é desligada) ou como fosforescência (que pode durar horas mesmo depois de desligada a fonte de luz). Neste relatório a utilização do fenômeno, mais especificamente, do modelo atômico de Bohr. O fenômeno da fluorescência pode ser facilmente demonstrado através da utilização de materiais acessíveis como hortelã, vitamina B2 e casca de ovo marrom.


        

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO...................................................................................................5
  2. OBJETIVO..........................................................................................................6
  3. MATERIAIS E REAGENTES...........................................................................7
  4. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL............................................................8
  5. RESULTADOS E DISCUSSOES.......................................................................9
  6. CONCLUSÃO....................................................................................................10

      7.   ANEXOS.............................................................................................................11

      8.   REFERÊNCIAS................................................................................................14

  1. INTRODUÇÃO

Cada elemento químico apresenta uma distribuição eletrônica específica, com níveis de energia particulares. Quando um elemento químico absorve energia, que pode ser de uma chama, esta absorção pode provocar a passagem do elétron de um nível de menor para outro de maior energia (é a transição eletrônica). Como o elétron deixou um nível de menor energia para ocupar outro de energia mais elevada, aquele nível inicial ficou desocupado e a tendência do elétron é retornar à condição inicial (ou seja, devolver o átomo a seu estado fundamental). Nesta situação, a energia absorvida pelo elétron é liberada e pode o fazer emitindo algum tipo de radiação, algumas vezes com comprimentos de onda da região do visível, no espectro eletromagnético. Uma vez que os átomos possuem distribuições eletrônicas particulares, estas energias liberadas pelos elétrons, no seu retorno aos níveis de origem, podem ser utilizadas para identificação de elementos químicos presentes nos materiais, já que cada elemento irá apresentar absorção e emissão de energia em quantidades específicas.  (PURCRS, 2016).

De acordo com o modelo atômico de Bohr os elétrons descrevem ao redor do núcleo órbitas circulares, com energia fixa e determinada (quantizada). Quando o elétron recebe energia suficiente do meio exterior ele salta de uma órbita para outra. Após receber esta energia o elétron tende a voltar para a órbita de origem, devolvendo a energia recebida na forma de luz ou calor. O modelo atômico de Bohr possui diversas limitações, e atualmente não é aceito, pois se sabe que os elétrons não descrevem uma órbita circular em torno do núcleo e sim que eles possuem propriedades ondulatórias e de partículas, porém, este modelo serviu como base para desenvolvimento de modelos atuais em que o conceito de energia quantizada (pacotes de energia) ainda é aceito. A identificação de alguns elementos é possível através da excitação dos elétrons, pois os íons quando são excitados de alguma forma emitem luz, seja no espectro do visível ou não. Cada íon emite uma determinada radiação de comprimento de onda característico. (ATKINS, 2006)

São encontrados em nosso cotidiano efeitos de luminescência de substâncias liquidas e gasosas, que quando é exposta a luz, propagam luz em outro comprimento de onda, formando um tipo de fenômeno conhecido como fluorescência (NERY, 2004).

A fluorescência ocorre quando as moléculas do analitol são expostas à energia eletromagnética num determinado comprimento de onda, e estas são excitadas a um estado maior de energia, quando retornam a um estado de menos energia, emitindo luz visível, assim como citado por (ATKINS, 2006)

         Fluorescência é um importante processo analítico de emissão, nos quais átomos ou moléculas são excitados por um feixe de radiação eletromagnética, então a emissão radiante ocorre quando as espécies excitadas retornam ao estado fundamental. A fluorescência ocorre mais rapidamente e geralmente se completa após 10-5 s a partir do instante da excitação (SKOOG, 2002).

Luminescência é a capacidade de certas substâncias emitirem luz quando há exposição de luz emitida ou de radiações do tipo ultravioleta, raios catódicos ou raios X (NERY, 2004).

São dois os tipos principais de luminescência: a fluorescência e fosforescência. Na fluorescência, a radiação espontaneamente emitida cessa imediatamente após a retirada da excitação da substância. Na fosforescência a emissão espontânea pode durar longos períodos (até mesmo horas, mas normalmente segundos ou frações de segundos) (ATKINS, 2006).

  1. OBJETIVO

  Prática 1:

Teve como objetivo a emissão de íons metálicos.

Prática 2:

Utilização de substancias fluorescentes para a compreensão do tema estrutura atômica quando excitado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15 Kb)   pdf (726.8 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com