TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS: Medição da viscosidade

Seminário: ATPS: Medição da viscosidade. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/11/2014  •  Seminário  •  246 Palavras (1 Páginas)  •  198 Visualizações

Passo 1

A viscosidade dos fluídos corresponde ao transporte de quantidade de movimento molecular, ou seja, a propriedade física que caracteriza a resistência de um fluido ao escoamento, a uma certa temperatura.Viscosidade é a propriedade associada à resistência que o fluido oferece a deformação por cisalhamento. De outra maneira pode-se dizer que a viscosidade corresponde ao atrito interno nos fluidos devido basicamente a interações intermoleculares, sendo em geral função da temperatura. É comumente percebida como a "grossura", ou resistência ao despejamento. Viscosidade descreve a resistência interna para fluir de um fluido e deve ser pensada como a medida do atrito do fluido. Assim, a água é "fina", tendo uma baixa viscosidade, enquanto óleo vegetal é grosso, contendo uma alta viscosidade.

Instrumentos que medem viscosidade são chamados de viscosímetros ou viscômetros. Alguns reservam esse termo para os medidores de viscosidade de líquidos Newtonianos e chamam de reômetros àqueles adequados a todos os tipos de fluido. Reômetros em geral são capazes de medir outras grandezas, além da viscosidade; por exemplo, as propriedades viscoelásticas de alguns fluidos.

Medição da viscosidade

O coeficiente de viscosidade pode ser medido através do seguinte experimento: deixa-se uma esfera cair em um fluido, e mede-se a sua velocidade terminal. Então, aplicando-se a Lei de Stokes:

em que:

: aceleração gravitacional, expressa em m/s²;

: raio do corpo, expresso em m;

ρesfera: massa volúmica (massa específica) da esfera, expressa em kg/m³;

ρfluido: massa volúmica do fluido, expressa em kg/m³;

vterminal: a velocidade terminal que a esfera atinge no fluido, expressa em m/s;

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com