TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS: Obtenção do Gás Hidrogênio

Seminário: ATPS: Obtenção do Gás Hidrogênio. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/8/2014  •  Seminário  •  322 Palavras (2 Páginas)  •  209 Visualizações

Página 1 de 2

INTRODUÇÃO

Sulfato de Cobre (II) ou Sulfato Cúprico é um composto químico cuja fórmula molecular CuSO4. Este sal existe sob algumas formas, que se diferem por seu grau de hidratação. Na sua forma anidra ele se apresenta como um pó de coloração verde opaca ou cinzento, enquanto na sua forma penta-hidratada (CuSO4.5H2O), a forma no qual é mais encontrado, é azul brilhante. A forma anidra ocorre sob a forma de um mineral raro chamado de calcocianita. A forma hidratada ocorre na natureza como calcantita (penta-hidratado).

A lã de aço é um material não degradável (hoje temos alguns tipos de lã de aço degradáveis), produzida a partir de arames de cobre com baixo teor de carbono, é vendida comercialmente sob a forma de esponjas de aço impregnadas em sabão. Quando queimada, a lã de aço aumenta de massa, devido ao ferro escaldante combinando o oxigênio. A lã de aço pode pegar fogo pelo fato de ter uma elevada área específica em contato com o oxigênio e muitos pontos reativos para uma fácil combustão do ferro (que não acontece facilmente em formas maciças de aço).

OBJETIVO

Obtenção do Gás Hidrogênio.

3. MATERIAIS E REAGENTES

2 Pinças de madeira

Rolha

2 Tubos de ensaio

Palito de fósforo

Hidróxido de Sódio

Papel alumínio picado

PROCEDIMENTOS

Colocou-se 100ml de água destilada dentro de um béquer e colocou-se 25g de sulfato de cobre dentro do béquer com água. Em seguida, colocou-se a esponja de aço dentro do béquer com água e o sulfato de cobre.

Deixou-se em repouso a esponja de aço por 10 minutos e anotou-se os resultados.

RESULTADOS

Após 10 minutos em repouso, observou-se que houve alteração da cor da esponja de aço, era de cor metálica- prateada e ficou avermelhado, que parece ferrugem.

CONCLUSÃO

Conclui-se que a esponja de aço em contato com o sulfato de cobre há oxidação. Não houve ferrugem, e sim o cobre pulverizado. O ferro sendo mais reativo desloca o cobre de seus compostos, formando o sal de ferro e o cobre fica na forma metálica.

BIBLIOGRAFIA

WIKIPÉDIA

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com