TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS: interações intermoleculares

Seminário: ATPS: interações intermoleculares. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/4/2014  •  Seminário  •  1.070 Palavras (5 Páginas)  •  310 Visualizações

Página 1 de 5

OBJETIVO

Constatar evidências de que algumas substâncias são formadas por moleculares polares, enquanto outras são constituídas de moléculas apolares.

INTRODUÇÃO

Solubilidade é a propriedade que uma substância tem de se dissolver espontaneamente em outra substância. A quantidade de uma substância que se dissolve em outra depende de cada uma e das condições externas (pressão e temperatura), mas podem também depender de propriedades em comum entre as substâncias (polaridade).

Uma mistura entre duas ou mais substâncias pode ser denominada de solução quando esta se apresenta homogênea, ou seja, monofásica. Nas soluções sempre se apresenta pelo menos duas substâncias: um solvente e um soluto. O solvente é denominado a substância que está em maior concentração na solução, e o soluto aquele que apresenta uma menor quantidade.

As soluções podem ser classificadas em: insaturadas, saturadas e supersaturadas.

As soluções insaturadas são aquelas que o soluto não atingiu o máximo coeficiente de solubilidade em um determinado solvente a uma determinada temperatura.

As soluções saturadas são aquelas que o soluto atingiu o máximo coeficiente de solubilidade. As supersaturadas são soluções em caso especial, em que por meio de algum artifício o soluto mesmo passado do seu coeficiente de solubilidade não se precipita, estas soluções são muito instáveis e qualquer alteração pode fazer o soluto se precipitar.

Quando um soluto se dissolve em um solvente as moléculas do solvente formam estruturas que envolvem as moléculas dos solutos, este processo é chamado de solvatação.

Os fatores externos como pressão e temperatura são fundamentais na determinação da solubilidade. A solubilidade da maioria dos solutos aumenta com a temperatura embora nem sempre esse aumento seja muito sensível. Mas existem casos em que a solubilidade diminui com o aumento da temperatura, como a dissolução do gás oxigênio em água.

As interações moleculares atuam, em geral, com a regra: “semelhante dissolve semelhante”. Isso ocorre porque quando há formação de soluções ocorrem quebra de ligações e novas são criadas. Se as novas forem semelhantes as “antigas” há pouco gasto de energia. Esta regra pode ser determinada pela polaridade das moléculas, ou seja, substâncias polares dissolvem muito bem outras substâncias polares, e substâncias apolares dissolvem muito bem as substâncias apolares.

Como exemplo: o hexano (C6H14), uma substância apolar, dissolve muito bem óleos e gorduras (apolares). Já a água (polar) dissolve muito bem ácidos e bases, pois a ligação entre estas substâncias são polares.

PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS

MATERIAIS

• Buretas de 25 mL;

• Suporte com garra;

• Tubos de ensaio;

• Espátula;

• Bagueta;

• Béqueres;

• Estante para tubos de ensaio;

• Caneta esferográfica;

• Óleo de cozinha;

• Cloreto de sódio (NaCl);

• Xilol;

• Iodo (I2);

• Etanol;

• Papel toalha

• Água destilada

METODOLOGIA

PARTE A: Ação de um campo elétrico

No primeiro procedimento montou-se uma bureta em um suporte universal, em seguida colou-se sob a bureta um béquer de 100 ml carregou-se a bureta com água, atritou-se uma caneta esferográfica o papel toalha e abriu-se a torneira da bureta, de modo a que deixar correr um fio de água (o mais fino possível), logo depois colocou se a caneta esferográfica o mais perto possível do fio de água (sem encostar).

No segundo procedimento montou-se uma bureta em um suporte universal, em seguida colou-se sob a bureta um béquer de 100 ml carregou-se a bureta com etanol, atritou-se uma caneta esferográfica contra o papel toalha e abriu-se a torneira da bureta, de modo a que deixar correr um fio de etanol (o mais fino possível), logo depois se chegou a caneta esferográfica o mais perto possível do fio de etanol (sem encostar), logo depois colocou se a caneta esferográfica o mais perto possível do fio de etanol (sem encostar).

No terceiro procedimento montou-se uma bureta em um suporte universal, em seguida colou-se sob a bureta um béquer de 100 ml carregou-se a bureta com xilol, atritou-se uma caneta esferográfica contra o papel toalha e abriu-se a torneira da bureta ,de modo a que deixar correr um fio de xilol (o mais fino possível) , logo depois colocou se a caneta esferográfica o mais perto possível do fio de xilol (sem encostar).

Parte B: Solubilidade x polaridade.

No quarto procedimento aula pratica foi utilizou – se nove tubos de ensaio, água destilada, álcool, xilol, iodo, óleo de cozinha e cloreto de potássio.

Colocou em três tubos de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com