TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Antoine Laurent Lavoisier

Por:   •  22/8/2019  •  Monografia  •  2.246 Palavras (9 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 9
  1. INTRODUÇÃO

Antoine Laurent Lavoisier nasceu em uma família rica em Paris, e herdou uma fortuna aos cinco anos de idade de sua mãe que havia falecido. Durante os anos de 1754 a 1761 foi educado no Collège des Quatre-Nations, e lá ele estudou astronomia, botânica, matemática e química. O esperado era de que ele seguisse os passos de seu pai e por isso conseguiu uma licença em 1764 para que pudesse praticar a lei e em seguida o mesmo voltaria para sua vida na ciência.

        Lavoisier não é apenas um químico comum, ele é considerado o Pai da Química Moderna por ter descoberto que o H2O (oxigênio) era composto de dois átomos de hidrogênio e uma de oxigênio. Essa foi uma descoberta muito importante para a época, pois, Tales de Mileto tinha uma teoria que a água fazia parte dos quatro elementos terrestres primordiais (água, ar, fogo e terra), e que a partir dela outros materiais poderiam ser formados.

        Ele se casou com uma jovem aristocrata em 16 de dezembro de 1771, de nome Marie-Anne Pierrette Paulze. Ela foi muito importante para suas obras, pois era uma ótima ilustradora e também uma boa tradutora que sabia falar francês, inglês e latim, então ela ilustrava e traduzia as obras de Lavoisier. Ele viveu em meio ao começo da Revolução Francesa, na qual o terceiro estado disputava o poder na França.

        Lavoisier foi guilhotinado no dia 8 de maio de 1794, depois de ter passado por um julgamento breve no dia anterior. Um matemático importante (Joseph-Louis de Lagrange) e contemporâneo disse de Lavoisier:

        “Não bastará um século para produzir uma cabeça igual à que se fez cair num segundo.”


  1. Biografia

        Antoine Laurent Lavoisier nasceu em Paris em meio a uma família rica, quando tinha 5 anos sua mãe faleceu deixando-o uma grande fortuna. Ele foi educado no Collège Mazarin, durante os anos de 1754 a 1761, Estudou botânica, química, astronomia e matemática. Ele gostaria de seguir os passos de seu pai, então no ano de 1764 obteve uma licença para praticar a lei, para depois voltar a fazer seus estudos na ciência.

        Casou-se com Marie-Anne Pierrette Paulze (jovem aristocrata) no dia 16 de dezembro de 1771. Sua mulher virou um dos seus colaboradores mais importantes, pela sua capacidade ilustradora e seu conhecimento com línguas (inglês e latim). Ela ficou responsável por passar as obras escritas para outra língua, trazendo diversas ilustrações de experiências mais significativas feitas por Lavoisier. Ele viveu em um tempo que estava começando a Revolução Francesa, no momento em que o terceiro estado disputava o poder na França.

        Lavoisier (homem que aparece na imagem) foi um rendeiro geral, e por este motivo foi guilhotinado em 8 de maio de 1794, pelo fato de que os rendeiros gerais eram impopulares por causa de cobranças que muitos exerciam, ele foi guilhotinado em 4º lugar, em um total de 28 pessoas.

[pic 1]

Link: http://4.bp.blogspot.com/-y2pjOwNJ6lQ/VRm8fUbPHbI/AAAAAAAADR8/XUDcNXK5Avs/s1600/1-antoine-lavoisier-french-chemist-sheila-terry.jpg

  1. Época de vivencia

Lavoisier viveu em uma época em que se iniciava a Revolução Francesa, no momento em o terceiro estado disputava o poder na França.

3.1 O que foi a Revolução Francesa

A Revolução Francesa (como mostra a imagem) ocorreu entre os anos de 1789 e 1799 na França e como resultado deste grande ciclo revolucionário ocorreu o fim do absolutismo no país. Esta grande revolução ocorreu pelo fato de que a burguesia estava insatisfeita com os privilégios que a aristocracia francesa desfrutava e também pela angústia do povo por ter uma vida cheia de sofrimentos, definida pela pobreza e passando fome.

A Revolução Francesa foi e ainda é um dos fatores mais importantes da história, pois dela surgiu-se o processo de universalização dos direitos sociais e das liberdades individuais, previstos na Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão. Essa revolução também abriu alguns caminhos para dois acontecimentos que tinham como principal objetivo ajudar a população (republicanismo na Europa e democracia representativa). Essa revolução foi inspirada em diversos princípios e ideais iluministas, que surgiram no século XVIII.

[pic 2]

Fonte: https://static.historiadomundo.com.br/conteudo/images/a-liberdade-guiando-povo-pintura-eugene-delacroix-5b4cd89a2aac0.jpg

  1. Áreas de atuação

        Lavoisier na sua época de colégio estudou botânica, química, astronomia e matemática, e na faculdade de Direito, mas fazia excursões científicas pelos arredores de Paris e ainda frequentava cursos de História Natural. O seu interesse pela química foi despertado por um professor (Guillaume Rouelle) que gostava de surpreender seus alunos com algumas explosões que não eram esperadas em suas aulas. Neste período, segunda metade do século XVIII, a ciência se avançava desordenadamente na França.

        Após terminar sua faculdade de direito seguiu para a academia de ciências e foi lá que suas pesquisas e descobertas começaram (como mostra a imagem).

[pic 3]

Fonte: https://media.sciencephoto.com/image/h4120370/800wm/H4120370-Lavoisier_s_water_formation_experiment,_1783.jpg

4.1 Participação na academia de ciências

Em 1766 Lavoisier foi indicado pela primeira vez para se tornar um membro da Acadêmie des Sciences (como mostra a imagem), mas só foi convocado para assumir seu cargo no ano de 1768. Ele tinha diversos direitos e deveres como membro, e por isso pode participar de investigações de novos fenômenos e/ou teorias, e desta forma Lavoisier pode mostrar as pessoas como era importante e como tinha algo de diferente para incrementar a ciência.

[pic 4]

Fonte: http://web.ccead.puc-rio.br/condigital/mvsl/linha%20tempo/Lavoisier/img/lavoisier.jpg http://web.ccead.puc-rio.br/condigital/mvsl/linha%20tempo/Lavoisier/img/lavoisier.jpg

4.2 O Pai da química moderna 

Antoine Lavoisier foi considerado o pai da química moderna, pois ele descobriu que a água é uma substância composta, que é formada por dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio H2O. Esta foi uma das descobertas mais importantes da época, pois, segundo a teoria de Tales de Mileto, a água era um elemento terrestre primordial (existem quatro, eles estão presentes na imagem a baixo), ao qual a partir dela eram formados outros materiais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.1 Kb)   pdf (1.2 Mb)   docx (1.6 Mb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com