TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Autenticidade da Lei de Lavoisier

Projeto de pesquisa: Autenticidade da Lei de Lavoisier. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/4/2014  •  Projeto de pesquisa  •  988 Palavras (4 Páginas)  •  510 Visualizações

Página 1 de 4

1 INTRODUÇÃO

Lavoisier fez inúmeras experiências nas quais pesava as substâncias participantes, antes e depois da reação. Lavoisier verificou que a massa total do sistema permanecia inalterada quando a reação ocorria num sistema fechado, sendo assim, concluiu que a soma total das massas das espécies envolvidas na reação (reagentes), é igual à soma total das massas das substâncias produzidas pela reação (produtos).

A Lei de Lavoisier diz que: “Quando uma reação química ocorre em ambiente fechado, a massa total antes da transformação é igual à massa total após a transformação.” Em outras palavras: “Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma.”

Apesar de essa lei ser convenientemente aplicada em sistemas fechados (sem interferência do meio externo), uma possível falha estaria presente se tratando de sistemas abertos: quando uma barra de ferro é exposta ao ambiente atmosférico úmido, após algum tempo, ocorre a corrosão do mesmo. Entretanto, ao invés de estar com mesma massa, está mais pesado.

Foi verificadoexperimentalmente a Lei de Lavoisier, ou seja, que a soma das massas dos reagentes é igual à soma das massas do produto em uma reação química (nessa experiência, o uso da balança é muito importante).

2 OBJETIVO

Verificar através de experimentos a veracidade da Lei de Lavoisier.

3 MÉTODO EXPERIMENTAL

3.1 Drogas ou soluções

 NaOH ( Hidróxido de sódio 0,2 mol/L)

 HCl (Ácido clorídrico 0,2 mol/L)

 Fenolftaleína

 Na2SO4 (Sulfato de sódio 0,2 mol/L)

 BaCl2 (Cloreto de bário 0,2 mol/L)

 KI (Iodeto de potássio 0,2 mol/L)

 Pb(H3C-COO)2(Acetato de chumbo 0,2 mol/L)

3.1 Materiais e aparelhos

 Balançaanalítica

 3Erlenmeyer (125 mL)

 Parafilm

 1 pinça metálica

 3 frascos de penicilina

 6 pipetas graduada

 6 peras

3.2 Procedimento experimental

3.2.1 Reação de neutralização

Foi Colocado 10 mL de solução de NaOH no erlenmeyer e foi adicionado algumas gotas de fenolftaleína, foi observado. Em seguida foi colocado dentro do erlenmeyer um tudo de penicilina contendo 10 mL de solução de HCl, tomando o cuidado de não deixar derramar. Foi tampado o erlenmeyer, foi levado o conjunto à balança para pesagem e foi anotada a massa inicial. Foi inclinado cuidadosamente o erlenmeyer fechado a fim de permitir a saída do HCl contido no tubo de penicilina. Foi observado e após algum tempo de reação, haverá alteração de coloração da mistura reacional. Foi levado novamente todo o conjunto para pesar. Anotou-se a massa final e comparou-se com a inicial.

3.2.2 Reação de precipitação I

Foi adicionado 10 mL de Na2SO4 no erlenmeyer, no tubo de penicilina foi colocado 10 mL de BaCl2. Cuidadosamente, foi colocado o tubo de pé dentro do erlenmeyer não permitindo o contato entre as duas soluções, foi fechado o sistema e levado à balança. Pesou-se e anotou-se a massa inicial; Foi inclinado cuidadosamente o erlenmeyer até que o tubo caise, derramando seu conteúdo no interior da garrafa. Foi Observado. Depois levado o conjunto novamente à balança, foi determinada a massa final e comparada com a inicial.

3.2.3 Reação de precipitação II

Foi adicionado 10 mL de solução de KI num erlenmeyer em seguida foi colocado um tubo de penicilina contendo 10 mL de solução de Pb(H3C-COO)2. Foi determinada a massa inicial. Foi inclinado o sistema e deixado o conteúdo do tubo entrar em contato com o KI e foi observado. Determinou-se a massa final do conjunto e comparou-se com a inicial.

4RESULTADOS

4.1 Resultado obtidos

3.2.1 Reação de neutralização

Após a colocação de 10 mL de solução de NaOH no erlenmeyer e adição de uma gota de fenolftaleína, foi observado uma coloração rosa. Em seguida foi colocado dentro do erlenmeyer um tudo de penicilina contendo 10 mL de solução de HCl, tomando o cuidado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com