TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Propriedades Periódicas dos Elementos e Teoria Atômica

Por:   •  8/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.852 Palavras (8 Páginas)  •  342 Visualizações

Página 1 de 8

Propriedades Periódicas dos Elementos e Teoria Atômica (Teste de Chama)

1. Propriedades Periódicas dos elementos e Teoria Atomica ( teste de chama)

2. Introdução:

FALAR SOBRE TABELA PERIODICA MAQUIAVEL METIAS E NÃO METAIS PARA AI JUNTAR COM OS ELETRONS FUNDAMENTAIS FAÇA UMA ANALOGIA.

Niels Bohr, um cientista dinamarquês aprimorou o modelo atômico de Rutherford e elaborou a teoria atômica mais completa e aceita ate hoje. Ele acabou por explicar a teoria atômica de Rutherford que era um desafio para a sociedade cientifica da época, pois não poderia ser explicada pela Física Clássica. Bohr se baseando nas teorias de Max Planck de energia quantizada determinou seus postulados. (ATKINS, Peter e JONES, Loretta. Princípios de Química: Questionando a Vida Moderna e o Meio Ambiente; tradução Ricardo Bicca de Alencastro. 5ª Edição. Editora Bookman. Porto Alegre, 2006.)

Bohr foi levado ao fator 1/2 em conseqüência da hipótese quântica de Planck, apresentada em 1911, na Sociedade Alemã de Física e no Congresso Solvay. Segundo Planck, a energia média do oscilador harmônico no zero absoluto é igual a h/2 CADE A REFERENCIA

Portanto, para calcular a energia dos elétrons em suas órbitas estacionárias, Bohr utilizou a eletrodinâmica e a mecânica clássicas, através do teorema:

"Em qualquer sistema formado por elétrons e núcleos positivos, no qual os núcleos estão em repouso e os elétrons se movem em órbitas circulares com velocidade pequena em comparação com a velocidade da luz, a energia cinética será numericamente igual à metade da energia potencial".

DE ONDE SAIU ISSO AQUI

Utilizou-se um teste conhecido como teste de chama como um método de identificação. O teste da chama é um procedimento usado na química para identificar a presença de alguns íons metálicos, baseado no espectro de emissão característico de cada elemento. O teste é baseado no fato de que quando certa quantidade de energia (no caso da chama, energia em forma de calor) é fornecida a determinado elemento químico os elétrons da ultima camada dos seus átomos saltam para um nível de energia mais elevado e quando estão no estado excitado eles retornam para o estado fundamental liberando energia na forma de luz com um comprimento de onda característico, pois a quantidade de energia necessária para excitar um elétron é única para cada elemento. ATKINS, Peter e JONES, Loretta. Princípios de Química: Questionando a Vida Moderna e o Meio Ambiente; tradução Ricardo Bicca de Alencastro. 5ª Edição. Editora Bookman. Porto Alegre, 2006.

FALAR DO ESPECTRO CONTINUO

3. Objetivo: Experimento das Propriedades periódicas dos elementos (1)

Identificar algumas propriedades periódicas dos metais e não metais como : Caracteristicas físicas, condutividade elétrica e reatividade.

Objetivo: Teoria Atômica (Teste de chama)(2)

Verificar a emissão de cor de diferentes metais na chama do bico de Bunsen.

4. Materiais e Reagentes ( Experimento 1)

Materiais

• Pilhas ou bateria equivalente a 5V

• Lampada de lanterna ou LED

• Fita Isolante

• Imã

• Tubos de ensaio

• Lã de aço

Amostras

• Aluminio

• Pregos

• Pedaço de Cobre

• Enxofre

• Carbono (grafite)

Reagentes

• Solução de HCL 4mol\L

Experimento 2

Materiais:

• Bastão de vidro

• Fio de Platina

• Bico de Bunsen

• Bequér

Reagentes

• Sais dos metais: bário, sódio, cobre, potássio e cálcio.

• Solução de HCL 6 mol\L

5. Procedimento Experimental. ( Experimento 1 )

Primeiramente, pegou-se as amostras dos materiais( alumínio, ferro, cobre, enxofre e grafite), verificou-se seus respectivos aspectos físicos, como: cor, brilho, maleabilidade.

Em seguida, pegou-se um imã e realizou-se o teste de ferromagnetismo com as mesmas amostras utilizadas anteriormente. Encostou-se o imã em cada amostra, notou-se que algumas atraíram-se ao imã e outras não.

Logo após, constatou-se a condutividade elétrica de cada amostra através da pilha com os fios em seus polos segurados pela fita isolante, ligou-se um dos fios a uma amostra e a amostra e o fio a lâmpada(caso esta acendesse seria considerado condutor), constatou-se que os únicos não condutores foram o grafite e o enxofre. (O grafite e o enxofre na tabela periódica estão localizados nos semi-metais)

Por fim, realizou-se o teste de reatividade, utilizou-se 5 tubos de ensaio, com cerca de 2mL de HCL em cada um dos tubos de ensaio. Colocou-se em cada tudo de ensaio uma pequena amostra de cada material, aguardou-se cerca de 10 minutos, no qual conclui-se que em algumas amostras liberou-se gás em outras ocorreu mudanças de temperatura e variação de cor.

Procedimento Experimental: ( Experimento 2 )

Primeiramente, identificou-se as soluções aquosas dos sais em seus béqueres para o experimento (bário, sódio, cobre, potássio e cálcio).( analisou-se o sal de sódio por ultimo)

Em seguida, acendeu-se a chama do bico de Bunsen e calibrou-se a entrada de ar, sendo assim, obteve-se uma chama azulada quase transparente.

Em seguida, limpou-se os fios metálicos na solução em HCL, aqueceu-se ao rubro na chama do bico de Bunsen, repetiu-se este processo até que a chama não alterasse sua coloração.

Logo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.2 Kb)   pdf (66.6 Kb)   docx (18.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com