TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TEORIA DOS 5 ELEMENTOS OU “PANCHA MAHABHUTAS”

Tese: TEORIA DOS 5 ELEMENTOS OU “PANCHA MAHABHUTAS”. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/7/2013  •  Tese  •  4.254 Palavras (18 Páginas)  •  550 Visualizações

Página 1 de 18

¬¬

ESCOLA DE MASSAGEM E MOTRICIDADE APLICADA

Massagem Ayurvédica

TRABALHO REALIZADO NO ÂMBITO DA UNIDADE CURRICULAR DE MASSAGEM AYURVÉDICA, DO CURSO DE MASSAGEM SPA E BALNEOTERAPIA

Ruben Portilho

Docente: Ingrida Karaliunaite

JULHO DE 2013

Índice

INTRODUÇÃO 3

1. TRADIÇÃO E HISTÓRIA DO AYURVEDA 4

2. TEORIA DOS 5 ELEMENTOS OU “PANCHA MAHABHUTAS” 5

2.1. Éter ou Espaço 5

2.2. Ar 6

2.3. Fogo 6

2.4. Água 6

2.5. Terra 7

3. TEORIA DOS 3 HUMORES OU “TRIDOSHA” 7

3.1. Dosha Vata 7

3.2. Dosha Pitta 8

3.3. Dosha Kapha 8

4. CHAKRA 9

4.1. 1º CHAKRA = MULADHARA 9

4.2. 2º CHAKRA = SVADHISTHANA 10

4.3. 3º CHAKRA = MANIPURA 10

4.4. 4º CHAKRA = ANAHATA 11

4.5. 5º CHAKRA = VISHUDHA 11

4.6. 6º CHAKRA (3º OLHO) = AJNA 12

4.7. 7º CHAKRA = SAHASRARA 13

INTRODUÇÃO

A Ayurveda é um sistema de cura tradicional e milenar, originário da Índia, que se desenvolveu através da observação profunda da natureza (como um todo e o ser humano como seu constituinte), e tem como base a utilização de métodos naturais (alimentação, ervas, óleos, técnicas de massagem, meditações, atividades físicas que integram mente-corpo, etc.) para prevenir doenças, restaurar a saúde, promover a vitalidade, o contentamento, a longevidade (com qualidade e propósito) e sensibilizar nossa perceção.

O conhecimento da Ayurveda convida a nos conhecermos melhor, em níveis mais profundos, a conhecermos melhor nosso ambiente e os ciclos da natureza da qual fazemos parte como base para ajustarmos nosso estilo de vida, visando uma relação mais amigável e harmoniosa connosco e também com os outros.

Assim como a saúde é uma questão de adaptação contínua, somos vulneráveis e tendemos ao desequilíbrio, esse é um processo natural. Portanto, a saúde não pode ser permanentemente alcançada e então esquecida, mas envolve uma atenção contínua. A prática da Ayurveda é, acima de tudo, uma prática de Auto Cura, e para tanto envolve um alto grau de participação do paciente, onde ele mesmo se apropria do seu potencial de cura e equilíbrio.

A palavra Ayurveda é um termo sânscrito que significa “ciência da vida”. Ayu significa “vida” (ou “modo diário de vida”) e Veda significa “conhecimento”. A Ayurveda enxerga o ser humano de forma singular, com tratamentos adequados à natureza de cada um e também de forma holística, entendendo que somos como um sistema dinâmico de energias formando corpo, mente, emoções e espírito (ou consciência), ou seja, um todo indivisível e dinâmico.

1. Tradição e História do Ayurveda

A civilização na Índia é muito antiga, estudos recentes colocam as primeiras cidades no subcontinente indiano em 3200 a C., a chamada civilização do vale do Indu que desapareceu em 1900 a C.. Seguiu-se a tradição dos Vedas onde a medicina tinha uma abordagem mágico-religiosa, ou seja, as doenças estavam relacionadas ao sobrenatural e a cura viria de rituais e oferendas aos deuses. O Atharva Veda é o livro dos Vedas relacionado a saúde e medicina, basicamente é um ritual de magia, a tradição coloca o Ayurveda como um derivado do Atharva Veda.

Os primeiros textos de Ayurveda surgiram em torno de 1000 a 1500 a C., muitos se perderam ou foram destruídos nestes mais de 3000 anos de história, mas três importantes livros daquela época chegaram aos nossos dias: Kashyapa Samhita, representa a escola de ginecologia e pediatria, Caraka Samhita, representa a escola de medicina interna e Susruta Samhita que representa a escola de cirurgia.

Alem destes temos 2 importantes livros que foram escritos em torno do século VI e VII por um autor budista chamado Vaghbata: Ashtanga Sangraha e Ashtanga Hrdaya são compilações de todo o conhecimento, até aquela época, do Ayurveda no sub-continente indiano. Estes dois compêndios são muito importantes pois citam outros tratados que não chegaram íntegros aos nossos dias.

Este período é conhecido como idade de ouro da Medina Ayurveda e terminou quando os invasores muçulmanos tomaram o norte da índia a partir do século X e XI. Os invasores mataram muitos budistas e destruíram grandes centros de conhecimento e queimaram suas bibliotecas. Muitos fugiram para o Nepal e Tibete levando alguns textos que somente sobreviveram nestes países.

Posteriormente ao final da idade média (século XV), com a invasão de portugueses e ingleses o Ayurveda teve um outro período de declínio. No século XVIII e XIX os invasores britânicos proibiram o ensino do Ayurveda e a tradição recebeu outro choque pois os ocidentais divulgaram as ideias de que a medicina da Europa era mais avançada e científica sendo então mais eficiente que a Medicina Ayurveda.

No início do século XX com o movimento nacionalista indiano que culminou com a expulsão dos britânicos, em 1947, houve em uma volta pela tradição da própria Índia e o retorno do estudo do Ayurveda. Muitas faculdades foram fundadas no século XX para formar médicos Ayurvédicos, o chamado BAMS ou Bacharel em Ayuvedic Medicine and Surgery, curso de graduação que dura cinco anos e meio. Atualmente existem cerca de 200 instituições que formaram 450 mil médicos registrados em Ayurveda na Índia do século XXI

2. Teoria dos 5 Elementos ou “Pancha Mahabhutas”

O conhecimento da Ayurveda se desenvolveu nas mentes e corações dos rishis (antigos sábios, seres iluminados), que através de intensa meditação alcançaram o conhecimento do nível sutil e manifestaram esse conhecimento na vida diária.

No estreito relacionamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com