TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As propriedades de ácidos graxos

Trabalho acadêmico: As propriedades de ácidos graxos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/5/2013  •  Trabalho acadêmico  •  1.554 Palavras (7 Páginas)  •  3.032 Visualizações

Página 1 de 7

Conceito:

São biomoléculas orgânicas composta principalmente por moléculas de hidrogênio, oxigênio , carbono , fósforo, enxofre e nitrogênio , alguns são flexíveis, rígidos, aromáticos, lineares, com estrutura de anel, etc... Também são conhecidos como gorduras, são insolúveis na água e solúveis em solventes orgânicos apolares ( álcool, benzina, benzeno, éter, acetona, etc...) É encontrado em plantas e animais, quando oxidado liberam uma grande quantidade de energia sendo assim uteis aos organismos vivos, também participam da formação de algumas vitaminas, membrana celular, tem a função de reservar energia e podem ser produzida quando o animal se alimenta de gordura ou através da ingestão de carboidratos, que pode ser transformado em gordura no nosso organismo.

Propriedades:

Os acidos graxos têm várias propriedades físicas e químicas e, por isso, são apropriados para essas funções. O ponto de fusão dos ácidos graxos aumenta com o aumento da cadeia, mas diminui com o aumento do número de insaturações. Isso ocorre porque a configuração "cis" das duplas ligações provoca uma dobra de 30º na cadeia, o que dificulta a agregação das moléculas.

Hidrogenação: é a reação do ácido graxo insaturado + H2, formando ácido graxo saturado.

Halogenação : é a reação do ácido graxo insaturado com um halogênio, formando ácido graxo saturado halogenado.

Saponificação : é a reação de um ácido graxo + base,

Função

• Componentes das membranas celulares, juntamente com as proteínas;

• Reserva de energia;

• Combustível celular;

• Funcionam como isolante térmico sobre a epiderme de muitos animais (tecido adiposo);

• Isolamento e proteção de órgãos;

• Funções especializadas como hormônios e vitaminas;

• Sinalização intra e intercelulares

Classificação

Os lipídios podem ser dividido em 7 categorias as quais são: Ácidos Graxos,Triacilglicerídios, Glicerofosfolipídeos, Fosfolipídios, Esfingolipídios, Prostaglandinas, Terpenóides, Esteróides

Os ácidos graxos: são ácidos monocarboxílicos, geralmente com uma cadeia carbônica longa, com número par de átomos de carbono e sem ramificações, podendo ser saturada ou conter uma instauração, duas ou mais insaturações . A presença de insaturação nas cadeias de ácido carboxílico dificulta a interação intermolecular, fazendo com que, em geral, estes se apresentem à temperatura ambiente, no estado líquido. já os saturados, com uma maior facilidade de empacotamento intermolecular, são sólidos.

Os Triacilglicerídios: são os lipídios mais abundantes na natureza constituídos por três moléculas de ácidos graxos ligados a glicerol. Os triacilgliceróis são compostos essencialmente apolares. Podem ser hidrolisados, liberando ácidos graxos e glicerol.

• Sabões e detergentes: Os sabões são formados com base em ácidos graxos extraídos da hidrólise ácida dos triacilglicerídios e sapofinicados pelo hidróxido de sódio e hidróxido de potássio formando o sal correspondente . Os detergentes mais comuns são formados por moléculas de ácido sulfônico, que, reagindo com a soda cáustica forma o sulfonato de sódio.

Glicerofosfolipídios : Os Glicerofosfolipídios são derivados do glicerol que contêm fosfato na sua estrutura. O glicerofosfolipídio mais simples é o ácido fosfatídico, composto por uma molécula de glicerol ligada a dois ácidos graxos nos carbonos 1 e 2, e a ácido fosfórico no carbono 3. O fosfatidato, além de ser encontrado como um componente menor de membranas celulares, atua como intermediário da síntese de triacilgliceróis e dos outros glicerofosfolipídios.

A molécula

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com