TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As propriedades físicas e químicas de alumínio

Tese: As propriedades físicas e químicas de alumínio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/10/2013  •  Tese  •  1.264 Palavras (6 Páginas)  •  403 Visualizações

Página 1 de 6

TRABALHO DE FÍSICA 1

ENG. MECÂNICA – 2º SEMESTRE

PROFESSORA: RENATA MATTOS

Engenharia Mecânica – 2° Semestre

ATPS – Física 1

Docente: Renata Matos

Sumário

Introdução 03

Propriedades Físico e Química do Alumínio 04

Propriedade Extensiva e intensiva do Alumínio 05

Propriedades e caracteristicas do Aluminio 05

Aluminio, substituindo o aço 06

Produtos obtidos a partir da Bauxita 06

Classificação das substâncias 08

Alumínio, como matéria prima e suas principais características 09

Bibliografia 10

Introdução

Um dos objetivos do Projeto Sara é o desenvolvimento de tecnologias para a criação de aeronaves e veículos hipersônicos, capazes de viajar com velocidade várias vezes superior à velocidade do som.

(Arte IAE)

PROJETO SARA objetiva termos uma plataforma orbital para a realização de experimentos em ambiente de microgravidade. Mas ainda visa desenvolver estruturas que possam suportar o severo ambiente de reentrada na atmosfera terrestre sem serem destruídos pelo calor. No futuro, o SARA pretende ser uma plataforma industrial orbital para a qualificação de componentes, materiais especiais e equipamentos espaciais. O objetivo a longo prazo é avançar para a nova geração de veículos de reentrada e para as AERONAVES HIPERSÔNICAS. É por isso que ele trabalha em sinergia com o projeto do veículo hipersônico 14-X. Realmente, pode parecer mesmo um projeto pequeno, mas é muito complexo.

Em abril de 2013, o projeto SARA encontrava-se em uma fase em que os seus subsistemas seriam verificados em um vôo suborbital. Esta fase de desenvolvimento de subsistemas, denominada Sara Suborbital, deverá testar em vôo o subsistema de recuperação, o subsistema de redes elétricas e o módulo de experimentação. O Sara Suborbital consiste em um veículo suborbital de 350 kg, a ser lançado através de um veículo de sondagem VS-40 modificado, a partir do Centro de Lançamento de Alcântara (MA), com a finalidade de realizar experimentos de microgravidade de curta duração (cerca de 8 min).

Propriedades Físico e Química do Alumínio

O alumínio é um elemento químico de símbolo Al com número atômico 13 (treze prótons e treze elétrons) e massa atómica 27 u. Na temperatura ambiente é sólido, sendo o elemento metálico mais abundante da crosta terrestre. Sua leveza, condutividade elétrica, resistência à corrosão e baixo ponto de fusão lhe conferem uma multiplicidade de aplicações.

Propriedade Extensiva e intensiva do Alumínio

A matéria se divide em duas categorias principais: Intensiva e extensiva.

Massa e volume são grandezas extensivas, pois seu valor depende do tamanho do corpo. Quando o tamanho da amostra é irrelevante se chama de propriedade intensiva.

Propriedades e caracteristicas do Alumínio

O alumínio é um elemento químico de símbolo Al com número atômico 13 (treze prótons e treze elétrons) e massa atómica 27 u.

O processo chamado Bayer é o mais utilizado na indústria do alumínio. Com auxilio de diversos equipamentos e uma série de reações químicas a alumina se transforma em cristais, onde são secados, passando pela redução e Hall-Heroult (processo eletrolise) e chegando assim na obtenção do alumínio.

Considerando a quantidade e o valor do metal empregado, o uso do alumínio excede o de qualquer outro metal, exceto o aço. É um material importante em múltiplas atividades econômicas.

O alumínio puro é mais dúctil em relação ao aço, porém suas ligas com pequenas quantidades de cobre, manganês, silício, magnésio entre outros elementos apresentam uma grande quantidade de características, como a sua leveza e resistência à corrosão entre outros atrativos conferem uma multiplicidade de aplicações.

Este material pode ser usado em diversas áreas como construção civil, por ser leve versátil e resistente. Pode ser útil também em meios de transporte, embalagens e bens de consumo como utensílios de cozinha.

Aluminio, substituindo o aço

O alumínio está nos telefones celulares, na TV de plasma, nos notebooks, iPods; enfim, onde há tecnologia, tem alumínio. E não apenas em produtos eletrônicos, o alumínio está presente nas bicicletas, nas luminárias e nos objetos de decoração. E que tal dar um toque de modernidade no seu almoço, preparando seu prato preferido em panelas de alumínio.

Este metal está presente em nosso cotidiano, e as vezes não percebemos sua presença, por ser um material durável e totalmente reciclável. A indústria em geral começou a perceber e realizar experiências que deram certo ao substituir o aço, por aluminio. Quando o assunto é resistência, leveza não é sinônimo de fragilidade. O mesmo alumínio usado na fabricação de embalagens descartáveis e latinhas para bebidas também é matéria-prima para carrocerias de ônibus, trens, navios e aviões e é usado até em foguetes, o que prova que, de fraco, o alumínio não tem nada.

Produtos obtidos a partir da Bauxita

A Bauxita nos traz inúmeros produtos de acordo com suas transformações após a saída da natureza como:

Alúmen de Potássio

Características: é o sulfato duplo de alumínio e potássio, é o principal constituinte da pedra-ume.

Aplicações:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com