TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Amostragem

Por:   •  18/10/2016  •  Relatório de pesquisa  •  620 Palavras (3 Páginas)  •  318 Visualizações

Página 1 de 3

ATIVIDADE AVALIATIVA

  1. Qual a importância da coleta de uma amostragem?

A coleta de uma amostragem é importante porque possibilita a análise de um todo através de pequenas partes, sempre visando o baixo custo e resultados satisfatórios.

  1.  O que eu devo saber ao me dirigir para coletar uma determinada amostra?

Ao se dirigir para coletar determinada amostra deve-se saber o que irá ser coletado, quais os instrumentos necessários para realizar a coleta, o volume da coleta necessário para análise, onde se localiza o ponto de coleta, quando vai ser feita a análise, e quais as análises de campo que serão necessárias executar no momento da coleta.

  1. Defina amostragem.

Amostragem é definida como procedimento no qual uma parte de uma substância, material ou produto, é retirada para produzir uma amostra representativa do todo para o ensaio.

  1. Quais os tipos de amostras quanto a sua classificação e ao seu estado físico? Exemplifique.

Os tipos de amostras quanto à sua classificação são: amostra indicativa, que é a amostra composta por um número de unidades amostrais do mesmo lote, inferior ao estabelecido em plano amostral constante na legislação específica; e amostra representativa, que é a amostra constituída por um determinado número de unidades amostrais do mesmo lote, estabelecido de acordo com o plano de amostragem.

  1. Quais as etapas do processo de limpeza de uma vidraria ou frasco para a coleta de uma amostra?

Existem três tipos de limpeza de vidraria e frascos para coleta: física, química e microbiológica. A limpeza física consiste em retirar todo o excesso e sobras de materiais anteriores e passar água corrente; passar solução detergente neutro (2% a 5%) com o auxílio de um escovete ou bucha, evitando esfregar a parte abrasiva que pode arranhar o frasco; e passar água corrente para tirar o detergente. A limpeza química consiste em deixar o frasco embebido em solução química (sulfonídrica, antiformina, potássio alcoólica ou ácido acético com álcool).

  1. Quando devemos usar produtos químicos para a remoção de sujidades?

Caso a limpeza física não consiga retirar toda a sujeira existente é necessário partir para a limpeza química.

  1. Qual a diferença entre limpeza e desinfecção?

Limpeza é a atividade que engloba todos os procedimentos e operações que removem sujidades, agregadas ou não às superfícies, sem alterá-las, em todos os tipos de ambientes. Já a desinfecção é o conjunto de operações que visam primordialmente uma redução da carga microbiana a um nível seguro, por um determinado período de tempo, sobre diferentes superfícies, utilizando produtos desinfetantes.

  1. Qual o cuidado que devemos ter para coleta de amostras microbiológicas no que se diz respeito a limpeza no frascos de coleta?

Para frascos que vão ser usados em microbiologia deve seguir todos os procedimentos das limpezas física e química e finalizar com esterilização em autoclave. Embrulhar com papel alumínio e papel grosso com fita indicadora de esterilização e autoclavar a 121º C por 30 minutos (Pressão de 15 libras/pol²).

  1. Como eu me certifico que um frasco ou vidraria está realmente limpo?

Para que se tenha certeza que uma vidraria esta limpa é preciso fazer alguns testes, são eles: todo o final de limpeza deve rinsar a vidraria com água destilada e fazer a suas devidas verificações; fazer a análise visual de defeitos grosseiros, nesse caso, deveremos saber qual a limpeza adequada para aquele tipo de sujidade se química ou física; verificar a quebra d’agua, ou seja encher a vidraria com água e fazer o seu escoamento, não podendo conter filmes de água em determinados lugares do frasco, sem gotículas ou película não uniforme. No caso de vidrarias como pipeta essa película pode alterar o volume.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (84.8 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com