TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Avaliativa de Cálculo

Por:   •  1/8/2022  •  Trabalho acadêmico  •  436 Palavras (2 Páginas)  •  93 Visualizações

Página 1 de 2

  Atualmente, no Brasil, existem cerca de 27 milhões de pessoas abaixo da linha da pobreza. O poema “O bicho” de Manoel bandeira, retrata a dolorosa realidade de milhares de famílias brasileiras que precisam retirar do lixo o seu sustento, para que possam sobreviver em meio a fome e desigualdade social.
 Em contraste com esses milhares de brasileiros que não possuem acesso a uma alimentação básica durante o dia a dia, ainda se lida muito com desperdício daqueles que consomem demais, o que escancara a desigualdade social. As pessoas que tem muito, desperdiçam abundantemente e aquelas que não possuem nada, precisam se alimentar do que encontram no lixo.
  O documentário “ilha das flores” dirigido por Jorge Furtado, mostra a trajetória de um tomate, onde ele foi colhido, vendido à um mercado, depois comprado por uma mulher, que o descartou por considerar que ele não tinha condições de ser utilizado, até a sua chegada ao lixão da ilha, onde crianças disputam alimentos que foram julgados inadequados para a alimentação dos porcos. O curta-metragem mostra a situação degradante da vida de seres humanos devido à desigualdade social gerada pelo sistema capitalista e a ausência de políticas públicas para solucionar parte da miséria destes 27 milhões de brasileiros. Apesar do documentário ser de 1989, o assunto ainda continua muito atual em 2021, onde encontra-se em estado de pandemia, o que fez com que as pessoas perdessem seus empregos deixando-os em situação de miséria, fazendo assim, com que aumentasse o número de pessoas que vivem abaixo da linha da pobreza. Vale destacar outro fator que contribui para esse dilema, por exemplo, a concentração desigual de riqueza, onde alguns dominam o poder aquisitivo de compra e outros não há sequer uma renda.
   
  Portanto, as políticas públicas são fundamentais no combate à fome, uma vez que a insegurança alimentar é resultado das escolhas políticas e econômicas. Deste modo, medidas são necessárias para conter este impasse, visto que ainda é um mal que atinge a milhares de pessoas. É necessário que o poder público providencie, além de programas sociais que visam o arrecadamento de comida pela comunidade á população que não possuem condições e também maiores oportunidades de emprego aos menos favorecidos, que muitas das vezes trabalham em lixões para tirar seu sustento. Além disso, é necessário que a mídia, junto as redes sociais, promovam campanhas que incentive a sociedade incorpore mais atitudes, como evitar compras excessivas, diminuir o consumismo impulsivo e evitar desperdícios, junto ao apoio à ONG’S. Dessa forma, seria possível alimentar a esperança daqueles que, por fatores econômicos, sociais e políticos são vítimas das desigualdades sociais.                                                                                      

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (22.8 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com