TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Avaliação de Extratores de Silício Disponível em Solo do Rio de Janeiro

Por:   •  19/7/2019  •  Monografia  •  12.699 Palavras (51 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 51

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
INSTITUTO DE QUÍMICA
BACHAREL EM QUÍMICA INDUSTRIAL

SARA FRAHLICH CAVALLEIRO







AVALIAÇÃO DE EXTRATORES DE SILÍCIO DISPONÍVEL EM SOLO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO




Niterói

2019


SARA FRAHLICH CAVALLEIRO






AVALIAÇÃO DE EXTRATORES DE SILÍCIO DISPONÍVEL EM SOLO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO









Trabalho de conclusão de curso apresentado ao curso de Bacharelado em Química Industrial da Universidade Federal Fluminense, como requisito parcial para obtenção do Grau de Químico Industrial.





Orientadora:

Prof.a Dr.a Raquel Andrade Donagemma

Coorientador:

Dr. Guilherme Kangussú Donagemma





Niterói

2019


[pic 1]


SARA FRAHLICH CAVALLEIRO



AVALIAÇÃO DE EXTRATORES DE SILÍCIO DISPONÍVEL EM SOLO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO



Trabalho de conclusão de curso apresentado ao curso de Bacharelado em Química Industrial da Universidade Federal Fluminense, como requisito parcial para obtenção do Grau de Químico Industrial.



Aprovada em 05 de julho de 2019.


BANCA EXAMINADORA



_____________________________________________

Profª Drª Raquel Andrade Donagemma (Orientadora) - UFF



_____________________________________________

Dr. Guilherme Kangussú Donagemma (Coorientador) – Embrapa Solos

_____________________________________________

Profª Drª Roberta Amorim de Assis - UFF



_____________________________________________

Profª Drª Sílvia Maria Sella - UFF



Niterói

2019


AGRADECIMENTOS


Agradeço, primeiramente, a minha família: meus pais, Maurício e Mônica, e minha irmã, Sofia, por todo apoio e amor que me permitiram lutar pelos meus sonhos e não desistir nos momentos de adversidades. São eles os grandes responsáveis por eu ter conseguido chegar até aqui.

        Ao meu amor, Matheus, por ser meu parceiro de vida e também de estudos. Foi um privilégio enorme percorrer essa caminhada da faculdade ao seu lado, uma pessoa que nunca duvidou do meu potencial e sempre me ajudou desde o princípio. Agradeço por todo amor, apoio, cumplicidade e paciência.

        Aos meus outros familiares que, sem dúvidas, contribuíram para que eu pudesse concluir mais essa etapa da minha vida.

        A minha orientadora, Raquel Donagemma e meu coorientador Guilherme Donagemma, por toda atenção, dedicação e apoio nessa pesquisa, e também pela oportunidade de trabalhar e aprender durante essa jornada científica.

        Aos meus professores, que me ensinaram de forma muito especial a beleza e complexidade da Química.

        Aos meus amigos da faculdade pela amizade e pelo apoio nos momentos difíceis, como as semanas de provas, trabalhos e listas de exercícios que tivemos que enfrentar.

        Aos amigos de fora da faculdade, que tornaram essa jornada muito mais leve e divertida e que muitas vezes tiveram que ser compreensivos com minhas ausências nos nossos encontros por conta dos estudos.

        A todos os colegas e membros do Laboratório 410 do IQ-UFF e do Laboratório de Análises de Solos e Plantas (LASP) da Embrapa Solos, pelo apoio e também por terem me acolhido tão bem durante todo o tempo da pesquisa.

        Por fim, agradeço aos membros da banca por terem aceitado o convite de avaliar a minha defesa.

Obrigada!










Estou entre aqueles que acham que a ciência tem uma grande beleza.

Marie Curie


RESUMO

Uma composição equilibrada de nutrientes no solo é fundamental para o crescimento saudável das culturas. O silício (Si) ainda não é considerado um elemento essencial para os vegetais, porém estudos acerca da absorção de silício disponível em solos pelas plantas vêm demonstrando que esse elemento pode trazer benefícios diversos, tais como: aumento da tolerância ao ataque de doenças e pragas, diminuição da transpiração, melhora na postura da planta e na taxa fotossintética, entre outros. Nesse sentido o silício, já é considerado um elemento benéfico as plantas, sobretudo para gramíneas, como por exemplo: pastagens, cana de açúcar e arroz. De um modo geral os solos tropicais, por serem muito intemperizados, apresentam baixos teores de silício disponível no solo. A extração do silício disponível no solo tem sido realizada pelo uso de vários extratores, como o CaCl2, KCl, CH3COOH e tampão acetato. Contudo, devido a grande diversidade nos atributos dos solos brasileiros, o estudo do extrator de silício deve levar em consideração não somente o tipo de solo o qual se deseja analisar, mas qual o tipo de manejo e condições climáticas da região. Neste trabalho, foi avaliada a eficiência de três extratores de silício: CaCl2 0,01 mol L-1, água e uma solução tampão de acetato de sódio a pH 4,0 e foi implementada uma metodologia para quantificar o silício disponível em uma amostra de Argissolo Amarelo da região de Macaé – RJ em três diferentes horizontes: Ap, Bt e Ba, através de uma reação colorimétrica em que há a formação de um complexo de silício de cor azul e sua consequente determinação espectrofométrica. As médias de silício disponível extraídas de cada horizonte por cada extrator foram comparadas por meio de teste Tukey. Observou-se que a água foi o melhor extrator para os solos em questão, pois extraiu maior quantidade de silício disponível. Houve diferença significativa entre os resultados dos extratores avaliados para a amostra do horizonte Ap. Entretanto, para amostras do horizonte Bt não foi observada diferença significativa entre os extratores e para o horizonte BA apenas os extratores água e tampão acetato diferem-se. Por conta disso, estudos com outros solos devem ser feitos para a recomendação do extrator mais adequado para os solos do Rio de Janeiro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (89.2 Kb)   pdf (1.4 Mb)   docx (1.8 Mb)  
Continuar por mais 50 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com