TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Biodiesel a partir de óleo residual como Tema Gerador

Por:   •  18/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.127 Palavras (5 Páginas)  •  330 Visualizações

Página 1 de 5

Biodiesel a partir de óleo residual como Tema Gerador: uma estratégia de ensino da química no ensino médio

A cada dia que passa mais se torna evidente a necessidade de novas metodologias de ensino com o intuito de facilitar e estimular o processo de aprendizagem na sala de aula. Esta necessidade torna-se ainda mais clara com relação a ministração das disciplinas de ciências no ensino médio onde, segundo Schnetzler (2010) “[...] a aprendizagem é entendida como uma simples recepção de informações ditas pelo professor, assumindo a linguagem como um mero ‘tubo’ que transmite, conduz as palavras do emissor (professor) para o receptor (aluno) com significados rígidos.”.

A proposta ideal para superar esta metodologia rígida e segmentada, segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais, PCNs (2000), é a prática docente visando a ministração dos conteúdos de forma interdisciplinar e contextualizada, que busque trazer o aluno mais próximo do seu cotidiano.  Tal perspectiva mostra-se especificamente necessária no ensino da Química, onde muitas vezes, de acordo com Schnetzler (1995), a abordagem dos conteúdos ocorre unicamente através da apresentação de leis, conceitos e fórmulas, o que afasta a disciplina do cotidiano do aluno e a torna insignificante para este.

De fato, o que se observa ainda nas escolas são os conhecimentos químicos sendo tratados de uma maneira muito formal, exigindo-se que o aluno memorize fatos, nomes, regras, leis. Assim, a Química, tão importante em nossa sociedade, acaba por despertar pouco ou nenhum interesse nos estudantes, não contribuindo para o desenvolvimento cognitivo destes nem para o desenvolvimento de sua cidadania. (LIMA e MARCONDES, 2011).

Baseado nos relatos acima, torna-se necessário a busca por novas pedagogias contextualizadas de ensino da química que vão além da ministração dos conteúdos teóricos. Um método consistente seria o de Temas Geradores, proposto por Paulo Freire, em sua obra Pedagogia do Oprimido. Segundo Tozoni-Reis (2006) os “temas geradores” no pensamento Freireano servem como problematizadores de situações e são constituídos de conteúdos sociais e políticos que representam sentido para a vida dos alunos, tornando assim possível o entendimento da realidade, o ambiente em que vive e sua conexão com os conteúdos escolares.

Ao se analisar o pensamento de Freire (1987) a respeito dos “temas geradores”, percebe-se que este método apresenta potencial para a contextualização do ensino da química, tendo em vista que as funções ao qual o mesmo se propõe segue as recomendações do PCNs e possui relação direta com os objetivos do ensino da Química defendidos por diversos autores, tais como Santos e Schnetzler (1996), que afirma que o ensino de Química deve ter a função de causar o desenvolvimento do indivíduo, através de um vínculo entre os conteúdos estudados e o contexto social ao qual o aluno está inserido.

Segundo SILVA, (2012, p. 16), a partir da análise do conceito de “tema gerador”, faz-se necessário o estudo de temas dentro da química que possibilitem tal visão crítica ao aluno, abrindo portas a uma discussão ampliada que vai além dos conteúdos teóricos. Dentre as inúmeras temáticas aplicáveis, Vasconcelos (2010) defende a utilização do assunto biodiesel nas aulas de química, afirmando que este contextualiza diversos pontos e desafios atuais, abrangendo a utilização de tecnologias mais eficientes, buscando envolver as esferas econômicas, sociais e ambientais e possibilitando ao aluno visualizar as pontes que existem com outras áreas do conhecimento.

O biodiesel é um combustível renovável obtido principalmente através da transesterificação de óleos vegetais por um via alcoólica. Um tema como o biodiesel é uma oportunidade de combinar vários assuntos e trabalhar alguns dos mais importantes problemas da humanidade, como energia e meio ambiente. Trazer este tema para as salas de aula permite estabelecer uma ponte para sair do ensino tradicional e conectar professor e estudantes ao mundo em que vivem, tornando a aprendizagem significativa. (PRADO, 2006).

Dentro da temática Biodiesel, diversos tópicos teóricos podem ser trabalhados, tais como: formas alternativas de energia, reações orgânicas, separação de misturas, funções orgânicas e estequiometria. Se o processo adiciona outros elementos de cunho ecológico, tais como a reutilização de óleos residuais para a reação de obtenção, então a abordagem de tópicos tais como descarte correto do óleo, densidade, viscosidade, gorduras saturadas e insaturadas e ácidos graxos torna-se também possível. Além da contextualização destes assuntos teóricos, a prática de produção do Biodiesel  propicia instruções a respeito de segurança no laboratório, reconhecimento e utilização de vidrarias, assim como orientações básicas de operações de equipamentos.

A partir do exposto, este trabalho tem como principal objetivo aplicar uma metodologia de ensino aprendizagem com alunos do ensino médio utilizando o processo de obtenção do biodiesel a partir de óleos residuais como Tema Gerador, possibilitando a discussão e contextualização com o dia-a-dia dos alunos.

 

O biodiesel está inserido no conceito de conteúdo atitudinal, pois desperta a conscientização ambiental, estimulando, de forma crítica, a indagação das questões ambientais e sociais, assumindo a crise ambiental com questão ética e política. (TEIXEIRA, 2008).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (168.1 Kb)   docx (2 Mb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com