TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Normas de segurança, Vidrarias e Equipamentos

Por:   •  16/3/2016  •  Relatório de pesquisa  •  865 Palavras (4 Páginas)  •  685 Visualizações

Página 1 de 4

1. OBJETIVO

O presente experimento tem como objetivo principal determinar o teor de álcool presente em uma amostra típica de gasolina, verificando se a porcentagem de álcool contido na mesma está ou não dentro dos limites e condições essenciais para uso estabelecidos pela Agência Nacional do Petróleo – ANP. Ainda, o reconhecimento da presença da química e sua importância no controle de qualidade de combustíveis.

2. RESUMO

A adulteração da gasolina através de compostos ilegais pode trazer sérios problemas ao automóvel, à saúde e ao meio ambiente, então partindo desse ponto o seguinte relatório fará uma análise do teor de álcool na gasolina e a relação com os conceitos de forças intermoleculares.

3.INTRODUÇÃO

A gasolina é um combustível fóssil produzida a partir do petróleo. É formada, principalmente, por hidrocarbonetos. Porém, possui também em sua composição (em pequena quantidade): produtos oxigenados, enxofre, compostos metálicos e de nitrogênio.

De acordo com Feltre (2000), Peruzzo e Canto (1999) um componente presente exclusivamente na gasolina brasileira que merece destaque especial é o etanol. Seu principal papel é atuar como antidetonante; em substituição ao chumbo tetraetila, que está sendo banido devido à sua elevada toxicidade.

No Brasil, a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Bicombustíveis (ANP) é o órgão responsável pela regulamentação e fiscalização da qualidade desse combustível, e especifica dois tipos de gasolinas, a tipo A, que é obtida diretamente nas refinarias, não sendo permitida sua venda em postos de combustíveis no Brasil, e a tipo C, que é obtida a partir da mistura da gasolina tipo A com a adição de álcool etílico anidro combustível, que é a comercializada no varejo. A quantidade de etanol presente na gasolina deve respeitar os limites estabelecidos pela Agência Nacional do Petróleo; teor entre 22% e 26% em volume.

Segundo DAZZANI, Melissa; CORREIA, Paulo R.M.; OLIVEIRA Pedro V., Marcondes, Maria Eunice R.; a falta ou excesso de álcool em relação aos limites estabelecidos pela ANP compromete a qualidade do produto que chega aos consumidores brasileiros.

A interpretação dos fenômenos que ocorrem durante o experimento, considera a estrutura das moléculas envolvidas, permitindo ao aluno estabelecer relações entre as propriedades físicas e químicas dos materiais. As forças intermoleculares são aquelas responsáveis por manter moléculas unidas na formação dos diferentes compostos, são as dipolo-induzido.

4. MATERIAIS E MÉTODOS

4.1) Materiais utilizados:

• 2 Béquer 600ml

• 3 Provetas (2 de 50ml,1 de 100ml)

• 1 Balão volumétrico de 100ml

• 2 Funis

• Cloreto de sódio 30ml

• Gasolina 40ml

• Capela

4.2) Procedimento: 1. Transferimos os 40ml de gasolina para o béquer, do béquer para a proveta com o auxilio do funil. O procedimento foi realizado na capela.

Procedimento: 2. Transferimos o cloreto de sódio (30ml) para o béquer, e do béquer para a proveta.

Procedimento: 3. Transferimos a gasolina e cloreto de sódio para o balão volumétrico (100ml) para homogeneizar a solução.

Procedimento: 4. Transferimos a solução para uma proveta de 100 ml.

5.RESULTADOS E DISCUSSÃO

A partir dos resultados observados no experimento da mistura de NaCl e (gasolina) obteve-se uma mistura heterogênea que foi possível observar duas fases . Na solução observamos que a gasolina ficou na parte superior representada na imagem a seguir pela cor mais escura já o NaCl na parte inferior com coloração mais clara.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (71.7 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com