TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONTRIBUIÇÃO DA SEGUNDA ESTRUTURA DE RESSONÂNCIA

Por:   •  30/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.185 Palavras (5 Páginas)  •  146 Visualizações

Página 1 de 5

Estrutura dos ácidos carboxílicos e seus derivados

Os a. carboxílicos têm hibridação sp2 com ângulos de ligação em torno de 120°

[pic 1]

CONTRIBUIÇÃO DA SEGUNDA ESTRUTURA DE RESSONÂNCIA  

[pic 2]

5 é mais estável do que 6 porque não possui cargas.

6 é mais estável do que 2 porque o nitrogênio e menos eletronegativo estabilizando melhor a carga positiva.

2 é mais estável do que 4 porque tem um grupo alquila doando elétrons por efeito indutivo.

PROPRIEDADES FÍSICAS

  • Ponto de fusão e ebulição

A maioria dos a. carboxílicos existem como dímeros cíclicos mantidos juntos por duas ligações de hidrogênio, como é mostrado a seguir:

[pic 3]

E por esse motivo os ácidos carboxílicos possuem maior ponto de ebulição quando comparados com hidrocarbonetos, aldeídos e álcool devido ao tipo e quantidade de interações com outras moléculas iguais, como é mostrado a seguir:

[pic 4]

  • Solubilidade

[pic 5] 

Os ácidos carboxílicos com até 4 carbonos são completamente solúveis em água devido à formação de ligações de hidrogênio. Com o aumento da cadeia carbônica (parte hidrófoba) diminui a solubilidade em água.

Já os sais de ácidos carboxílicos dos metais alcalinos são em geral altamente solúveis em agua, porque são iônicos.

[pic 6]

ACIDEZ DOS ÁCIDOS CARBOXÍLICO

  • Dissociação de ácidos

Como ácidos de Bronsted-Lowry, os ácidos carboxílicos dissociam-se em água para gerar o H3O+ e os ânions carboxílatos, RCO2-. A extensão exata da dissociação é dada pela constante de acidez, ka:

[pic 7]

Obs: Quanto maior Ka (menor pKa) mais acida é a substancia.

Efeitos de substituintes na acidez

[pic 8]

Como a dissociação de um ácido é um processo de equilíbrio, qualquer fator que estabilize o aníon carboxilato em relação ao a. carboxílico não dissociado ira deslocar o equilíbrio no sentido do aumento da dissociação, resultando no aumento da acidez, ou seja, quanto mais estável a base conjugada de um ácido, mais forte ele é.

[pic 9]

Como essa estabilização é dada por um efeito indutivo, quanto mais afastado o substituinte, menor a influência.

[pic 10]

[pic 11] 

Analisando a tabela ao lado:

O 1 é mais ácido do que o 2 porque a base conjugada de HCOOH é mais estável. Pois, CH3 do 2 é capaz de doar elétrons para o carbono do COOH por efeito indutivo tornando a base conjugada menos estável.

Já o 3 é mais ácido do que o 1 porque o grupo Cl é retirador de elétrons por efeito indutivo tornado a base conjugada mais estável.

Já o 8 é mais ácido do que o 3, 4 e 5 porque o efeito indutivo retirador de elétrons aumenta com o aumento do número de moléculas retiradoras de elétrons por efeito indutivo. Alem  disso, a distancia também influencia.

REAÇOES DE DERIVADOS DE ACIDO CARBOXILICO

  • Substituição Acílica Nucleofílica

O grupo carbonila de ácidos carboxílicos e seus derivados sofrem adição e eliminação nucleofílica

[pic 12]

1° O nucleófilo reage no grupo carbonila para formar um intermediário tetraédrico; 2° O intermediário tetraédrico elimina um grupo abandonador ((L) a base mais fraca) ; 3° O grupo carbonila é regenerado;

Para acontecer a adição-eliminação nucleofílica o composto acila deve ter um bom grupo abandonador ou um grupo que possa se converter em um bom grupo abandonador, exemplo: A reação de um cloreto de acila com a água.

[pic 13]

Ésteres, ácidos carboxílicos e amidas geralmente reagem com perda do grupo abandonador álcool, água e amina respectivamente. Estes grupos abandonadores são gerados pela protonação de composto acila

Em aldeídos e cetonas ocorre apenas a adição nucleofílica, pois na eliminação o grupo abandonador seria uma base muito forte H:- (íon hidreto) ou R:- (íon alcaneto).

[pic 14]

REATIVIDADE RELATIVA DE DERIVADOS DE ACIDOS CARBOXILICOS

Em geral, a reatividade pode ser relacionada com a habilidade do grupo abandonador (L) ir embora. Fatores estéricos e eletrônicos são importantes na determinação da reatividade.

Grupos estericamente impedidos são menos reativos do que os desimpedidos:

[pic 15]

A reatividade está relacionada a estabilidade das estruturas:

[pic 16]

[pic 17]

Analisando a figura acima:

  • O favorecimento da estrutura B em relação a C representa uma maior reatividade porque B não possui o octeto completo de elétrons.
  • Quanto mais estável for a estrutura C menos reativo, pois todos os átomos estão com o octeto completo de elétrons.
  • A habilidade de saída do grupo abandonador é inversamente relacionado com a basicidade do composto. O nitrogênio da amida possui um par de elétrons isolado que é facilmente doado e por isso elas possuem características básicas. Por estabilizarem bem cargas positivas, elas favorecem a formação da estrutura C, sendo assim, os piores elas grupos abandonadores (os menos reativos).
  • Os ésteres são mais reativos do as amidas porque o oxigênio do éter é mais eletronegativos do que o nitrogênio das amidas e por isso estabilizam menos as cargas positivas.
  • Tioésteres são mais reativos do que seus ésteres correspondentes porque enxofre do tioester possui um raio atomico muito maior do que o carbono, e por isso não ocorre uma boa sobreposição dos orbitais P (ligação pi) desfavorecendo a formação da extrutura C (o oxigênio tem raio semelhante ao carbono ocorrendo uma boa sobreposição dos orbitais P).
  • Anidridos são menos ácidos do que tioésteres porque os elétrons do oxigênio são doados para os dois carbonos acilicos, diminuindo a influência do grupo retirador de elétrons.
  • O haletos ácidos são os mais reativos porque o cloro possui um raio maior do que o carbono acilico e por isso não ocorre uma boa sobreposição dos orbitais P (ligação pi) favorecendo a formação da extrutura B. Além disso, a habilidade do grupo abandonador é inversamente relacionada com a basicidade: Cloreto é a base mais fraca e o melhor grupo de saída.

REAÇÕES

Como uma regra geral, os compostos acilas menos reativos podem ser sintetizados a partir dos mais reativos. A síntese dos derivados acilas mais reativos a partir dos menos reativos é difícil e requerem reagentes especiais (se for possível).

Síntese de Cloretos de Acila

[pic 18]

Mecanismo: [pic 19]

Reações dos Cloretos de Acila

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (535.6 Kb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com