TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Características básicas de cada um dos polímeros identificados

Abstract: Características básicas de cada um dos polímeros identificados. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2014  •  Abstract  •  485 Palavras (2 Páginas)  •  252 Visualizações

Página 1 de 2

INTRODUÇÃO

Os polímeros termoplásticos são recicláveis ou seja, pode ser reaproveitados quando expostos a um aumento de temperatura e pressão que os fazem amolecerem e fluírem. Quando retirado desta exposição eles solidificam.

Já os polímeros conhecidos como termorrígidos por sofrerem uma transformação química irreversível denominada processo de cura, se tornam insolúveis e infusíveis mesmo com o aumento de temperatura e pressão.

OBJETIVOS

Identificar quais amostras é de polímeros termoplásticos e quais são termorrígidos.

MATERIAIS

- Bico de Bunsen

- Placas metálicas

- Amostras plásticas

- Tela de amianto

- Vidros de relógio

MÉTODOS

- Executaram-se testes de aquecimento com os diversos materiais, com o intuito de identificar quais as amostras são de polímeros termoplásticos e quais são termorrígidos.

Polímero sofrendo aquecimento

sobre a placa metálica

TABELA COM A CLASSIIFCAÇÃO DOS POLÍMEROS IDENTIFICADOS NO EXPERIMENTO

Termoplásticos Termorrígidos

Poliamida 6 (P.A 6)

Não se identificou nenhum polímero que se caracteriza por seu um termorrígido.

Policloreto de vinila (PVC)

Polipropileno (PP)

Poliacetal (POM)

Acrilonitrila butadieno estiren (ABS)

CARACTERÍSTICAS BÁSICAS DE CADA UM DOS POLÍMEROS IDENTIFICADOS

Poliamida 6 (P.A 6) - Poliamida é um polímero termoplástico composto por monômeros de amida conectados por ligações peptídicas, podendo conter outros grupamentos. As poliamidas como o nylon, aramidas, começaram a ser usadas como fibras sintéticas, e depois passaram para a manufatura tradicional dos plásticos.

Policloreto de vinila (PVC) - O policloreto de polivinila (também conhecido como cloreto de vinila ou policloreto de vinil; nome IUPAC policloroeteno) mais conhecido pelo acrónimo PVC (da sua designação em inglês Polyvinyl chloride) é um plásticonão 100% originário do petróleo.

Polipropileno (PP) - Polipropileno (PP) ou polipropeno é um polímero, mais precisamente um termoplástico, derivado do propeno ou propileno e reciclável. O polipropileno é um tipo de plástico que pode ser moldado usando apenas aquecimento, ou seja, é um termoplástico.

Poliacetal (POM) – é um termoplástico polimerizdo a partir de formaldeído, um gás com ponto de ebulição de -21°C usado na produção de resinas acetálicas, fenólicas e aminoplastos.

Acrilonitrila butadieno estiren (ABS) - Acrilonitrila butadieno estireno, cuja sigla ABS deriva da forma inglesa acrylonitrile butadiene styrene, é um copolímero composto pela combinação de acrilonitrila, butadieno e estireno.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com