TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Características físico-químicas do alumínio

Resenha: Características físico-químicas do alumínio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2014  •  Resenha  •  969 Palavras (4 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 4

A bauxita é extraída através do processo de mineração e transportada para usina para ser moída depois através de um processo químico chamado de Bayer, alumina é extraída e levada para um queima em abrasadoras para tirar toda umidade, na usina de redução o processo de eletrolise, onde a lumina passa por uma corrente elétrica, inserido o anodo na alumina que será levada a um caldeirão pra o processo de redução da alumina.

Onde a alumina fica no anodo a 950° nesse processo o alumínio fica no fundo do caldeirão onde oxigênio ligado a flúor liberado e tratado, o alumínio por ser mais pesado fica no fundo do caldeirão, e se retira o alumínio liquido que é levado para fundição, lá o alumínio derretido fica aguardando nas fornalhas até que será fundido verticalmente de forma semicontinua, e seu resfriamento são feito através de jatos de água.

Características fisioquímicas do alumínio.

Propriedade intensiva.

Símbolo Número atômico Massa atômica

Al 13 26,98154 g/mol

Fusão ebulição Densidade Potencial de ionização

660,45 ºC 2520 ºC 2,7 g.cm-3 5,98 eV

Entalpia de fusão Entalpia de vaporização

10. 71 kJ/mol 143.9 kJ/mol

Propriedade extensiva

Potencial elétrico Eletronegatividade Volume atômico

1,66 V 1,5 9,99 cm-3

Pressão de vapor Estado de oxidação Solubilidade

1 mm Hg a 1284 ºC 3 HCl, H2SO4

Etapa 2

Passo 2

O aço pode ser substituído pelo alumínio.

Cada material tem sua característica e cada projeto tem as suas necessidades, não acredito que o aço possa ser substituído pelo alumínio.

O aço e o alumínio são metais totalmente diferentes, o alumínio tem como vantagem a baixa densidade à flexibilidade e o fato de não oxidar facilmente, fato que o coloca como adequado a certos tipos de áreas industriais de aviação e automobilística, isso porque foi identificado como apropriado para essas aplicações.

Mas o aço tem sido muito utilizado nas indústrias, por ser um material de baixo custo em comparação ao valor do alumínio. Tendo também como vantagem sua resistência mecânica.

O aço é magnético e o alumínio não, e gera faísca em atrito, mas o alumínio não, e o aço pesa três vezes mais que o alumínio. Fato que leva o aço a ser substituído pelo alumínio, em alguns casos, e em outros casos mantido.

Contudo tem como desvantagem a alta densidade, e o fato

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com