TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Carboidratos

Seminário: Carboidratos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2014  •  Seminário  •  283 Palavras (2 Páginas)  •  258 Visualizações

Página 1 de 2

Carboidratos são biomoléculas de extrema importância, são a principal fonte alimentar para produção de energia, além do fato de exercerem funções estruturais e metabólicas essenciais para os seres vivos. São substâncias que possuem átomos de carbono, hidrogênio e oxigênio em sua composição, podendo ocorrer desde formas mais simples até as mais complexas.

Devido a essa importância dos carboidratos, muitos estudos a cerca do tema, foram realizadas, e dessa forma várias classificações e metodologias foram desenvolvidas para facilitar o estudo desse grupo biológico.

Carboidratos são, por muitas vezes, reconhecidos como açucares, podendo ser classificados como monossacarídeos, dissacarídeos, oligossacarídeos ou polissacarídeos, dependendo do número de moléculas de açucares simples que contem.

Podem ser definidos normalmente como polihidroxialdeídos e polihidroxicetonas ou substâncias que podem ser hidrolisadas para produzir polihidroxialdeídos ou polihidroxicetonas. Os monossacarídeos contendo um grupo aldeído são chamados aldoses; aqueles que contêm grupamentos cetônicos são chamados cetoses.

Alguns polissacarídeos, como a celulose, possuem cadeias lineares; outros, como o glicogênio, são ramificado. Ambos são formados por unidades trepetidas de D-glicose, mas eles diferem no tipo de ligação glicosídica e, como consequência, possuem propriedades e funções biológicas notavelmente diferentes.

Em soluções aquosas, os monossacarídeos com 5 ou mais átomos de carbono ocorrem, predominantemente, como estruturas cíclicas (anel) nas quais o grupo carbonila forma uma ligação covalente com o oxigênio de um grupo hidroxila ao longo da cadeia, formando derivados chamados hemicetais ou hemiacetais. Os açúcares redutores contêm grupamentos hemiacetais ou hemicetais. Carboidratos que contêm somente grupos cetais ou acetais são chamados açucares não-redutores.

Para a análise e verificação dessas características uma série de testes químicos quantitativos existem. O objetivo principal desta prática é identificar e diferenciar alguns carboidratos por meio de alguns desses testes, e dessa forma compreender melhor as características dos carboidratos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com