TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciclos biogeoquimicos

Por:   •  10/11/2015  •  Projeto de pesquisa  •  520 Palavras (3 Páginas)  •  363 Visualizações

Página 1 de 3

CICLOS BIOGEOQUÍMICOS: REGIÕES DA ATMOSFERA E SUAS CARACTERÍSTICAS, POLUENTES ATMOSFÉRICOS.

O QUE SÃO E PARA QUE SERVEM ?

São fluxos contínuos e naturais de elementos químicos na natureza. Ocorrem através de reações e transformações químicas, os elementos deste ciclo se associam à composição basica da terra como; carbono; enxofre; cálcio; oxigênio; mercúrio e o ciclo da água que é chamado de hidrológico.

Esses ciclos são fundamentais para a vida na terra, pois através deles juntamente com o ciclo hidrológico é feita a reciclagem dos nutrientes e a reposição dos recursos naturais.

CICLOS BIOGEOQUÍMICOS

CARBONO - 5º elemento mais abundante do planeta, é encontrado sob a forma de dióxido de carbono (CO2), conhecido como gás carbônico é liberado a partir da respiração dos seres vivos e decomposição e combustão da matéria orgânica. A partir dai ele passa a circular na atmosfera e é retirado dela através da fotossíntese.

OXIGÊNIO - Presente em varia moléculas orgânicas e inorgânicas como a água e o gás carbônico, é encontrado na forma de gás na atmosfera e é liberado para o ambiente pela fotossíntese realizada pelos seres autótrofos (aqueles que possuem a capacidade de produzir seu próprio alimento). O gás é consumido por plantas e animais através da respiração, reiniciando o ciclo.

ÁGUA - Em forma líquida cobre 71% da superfície terrestre, a maior parte são oceanos e a menor massas de gelo. O ciclo da água consiste em evaporação e transpiração e é dividido em curto e longo, sendo o curto quando a água evapora e se torna chuva voltando para a superfície e longo quando a água passa pelo corpo dos animais antes de voltar ao meio ambiente. A água é retirada do solo pelos vegetais para fazer a fotossíntese ou é passada para outros animais da cadeia alimentar e retorna pelo evapotranspiração que é o conjunto de transpiração e evaporação.

NITROGÊNIO - 78% da atmosfera é composta por nitrogênio em forma de gás (azoto N2), esse elemento constitui as proteínas e os ácidos nucleicos, mas nem todos os seres vivos conseguem aderir e utilizar o nitrogênio na sua forma gasosa, portanto obtêm esse nutriente na forma de íons amônio e nitrato. O seu ciclo é dividido em 4 etapas fixação do nitrogênio, amonificação, nitrificação e desnitrificação.

GASES POLUENTES ATMOSFÉRICOS

Automóveis, industrias e aquecimento doméstico são as principais fontes de poluentes atmosféricos. Essa poluição é prejudicial tanto para a saúde humana quanto para a dos seres vivos e o clima, gerando graves problemas não só regionais, mas sim globais pois podem causar chuva ácida que afeta a vegetação do local em que ocorre e pode destruir florestas inteiras; buraco na camada de ozônio o que deixa de proteger os seres vivos dos raios ultravioletas que são prejudiciais a saúde; aumento do efeito estufa desregulando a temperatura do planeta.

TIPOS DE POLUENTES

Primários são os que vem diretamente de combustões ou outros tipos de reações químicas. (automóveis)

Secundários se originam da interação química entre os poluentes primários e compostos da atmosfera ativados pela luz solar.(industrias)

Os principais poluentes são dióxido de enxofre, monóxido de carbono, gás carbônico, CFC (clorofluorcarbonos), óxido de nitrogênio, dioxina, partículas e ozônio troposférico.

 

PAÍSES MAIS POLUÍDOS

China, Estados Unidos, Índia, Rússia e Japão

http://www.licenciamentoambiental.eng.br/o-que-sao-os-ciclos-biogeoquimicos/

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (35.3 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com