TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cientica

Por:   •  20/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.901 Palavras (8 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 8

Elementos da família 16

História

O selênio ( do grego σελήνιον, resplendor da lua ) foi descoberto em 1817 por Jöns Jacob Berzelius. Ao visitar a fábrica deácido sulfúrico de Gripsholm, observou um líquido pardo avermelhado que, ao ser aquecido com maçarico, desprendia um odor fétido que se considerava até então característico e exclusivo do telúrio. O resultado da investigação desse material levou ao descobrimento do selênio. Chamado assim por ser muito parecido com o Telúrio, criando a analogia por telúrio=tellus=terra. Mais tarde, o aperfeiçoamento de técnicas de análise permitiu detectar sua presença em diversosminerais, porém sempre em quantidades extraordinariamente pequenas.

Chamado de rádio F, foi descoberto por Marie Curie e Pierre Curie, em 1898, sendo mais tarde renomeado para polônio em homenagem à Polônia, país natal de Marie. Naquela época, a Polônia estava sob domínio do Império Russo, portanto não era reconhecida como uma nação. Este elemento foi o primeiro a ser descoberto pelo casal Curie quando investigavam a causa da radioatividade dapechblenda. A pechblenda, após a remoção do urânio e do rádio , era mais radioativo que o urânio e o rádio juntos. Este fato os impeliu a procurar o novo elemento. Foi também usado como veneno em 2006 na forma de polônio-210 para matar o antigo espião russo do KGBAlexander Litvinenko, que acabou por falecer em Londres no dia 23 de Novembro do mesmo ano.

O telúrio (do latim tellus que significa “terra”) foi descoberto em 1782 ou1783 por Franz Joseph Müller von Reichenstein, na Romênia, a partir de um minério de ouro denominado calaverita (AuTe2) proveniente de uma mina da Transilvânia. Em 1798 foi isolado e nomeado por Martin Heinrich Klaproth. A partir de 1960 ocorreu um aumento do uso do telúrio na fabricação de dispositivos termoelétricos utilizados em refrigeração e para melhorar as qualidades do aço.

O enxofre é conhecido desde a antiguidade. No século IX a.C. Homero já recomendava evitar a pestilência do enxofre. Aproximadamente no século XII, os chineses inventaram a pólvora, uma mistura explosiva de nitrato de potássio ( KNO3 ),carbono e enxofre.

Os alquimistas na Idade Média conheciam a possibilidade de combinar o enxofre com o mercúrio.Somente nos finais da década de 1770 a comunidade científica convenceu-se, através de Antoine Lavoisier, de que o enxofre era um elemento químico e não um composto.

O elemento oxigênio foi descoberto pelo farmacêutico sueco Carl Wilhelm Scheele em 1771, porém o seu trabalho não obteve reconhecimento imediato. Muitos atribuem a Joseph Priestley o seu descobrimento, que ocorreu independentemente em 1 de agosto de 1774.

O nome oxigênio (do grego ὀξύς = ácido e, -geno, da raiz γεν = gerar), foi dado por Lavoisier em 1774 após ter observado que existiam muitos ácidos que continham oxigênio.

Os quatro primeiros elementos desse grupo são não metais. São conhecidos como calcogênios ou elementos formadores de minérios.

Como se sabe o caráter metálico geralmente aumenta ao descermos no grupo.

Insípido (não tem gosto)

Aplicações

Diversos produtos químicos contendo os elementos desse grupo têm importância econômica. Um exemplo é o ácido sulfúrico o elemento mais importante da indústria química. Em 1992 146 milhões de toneladas foram produzidas. 100 milhões de toneladas de O2 são produzidas anualmente e consumida, principalmente na indústria do ferro e do aço. Em 1992 foram produzidas 54 milhões de toneladas de S, sendo a maior parte usada para fabricar o H2SO4. Cerca de um milhão de toneladas de Na2SO3 são consumidos, principalmente no branqueamento de polpa e de papel. A produção mundial de H2O2 foi de 1.018.200 toneladas em 1991.

Características

O e S são totalmente não metálicos. O caráter não metálico é menor no Se e no Te. O Po é caracteristicamente metálico, além de ser um elemento radioativo com tem de vida curto.

Oxigênio é o elemento mais importante da química inorgânica, visto que ele reage com quase todos os demais elementos.

O S, Se e Te são moderadamente reativos e queimam ao ar formando dióxidos. Eles também se combinam diretamente coma maioria dos elementos, tanto os metais como não metais, embora com menor facilidade que o oxigênio.

Oxigênio apresenta diversas diferenças, o seu tamanho é menor, eletronegatividade maior perdendo apenas para o flúor.

Abundância dos elementos

O oxigênio é o mais abundante de todos os elementos. Ele existe na forma livre como moléculas de O2, perfazendo 20,9 % em volume e 23% em peso da atmosfera. A maior parte do O2 foi produzida pela fotossíntese, o processo pelo qual a clorofila das partes verdes das plantas converte a luz solar em alimentos como a glicose.

Ex: 6CO2 + 6H2O + energia solar   C6H12O6 + 6O2

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.2 Kb)   pdf (196.5 Kb)   docx (21.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com