TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APS Escolas da administração Cientica - Taylor e Fayol

Por:   •  25/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  748 Palavras (3 Páginas)  •  469 Visualizações

Página 1 de 3

2. Estudo de caso

2.1 Perfil da Organização

Jucas Sport’s Bar é um restaurante familiar, fundada no ano de 1999 pelo Sr. José com objetivo de proporcionar à família uma melhor condição econômica. Por possuir sua receita operacional bruta anual menor ou igual a R$ 2,4 milhões a empresa se encaixa nos parâmetros de microempresa conforme a BNDES (disponível em: http://www.bndes.gov.br - acesso em 22 Abril 2015).

O empreendimento foi idealizado com a missão de proporcionar aos clientes uma alimentação de origem caseira, de boa qualidade e com baixo custo, sempre visando o bom atendimento e a satisfação de seus clientes. Suas atividades principais são: serviço de café da manhã, almoço, jantar, lanches, porções, e bebidas em geral. Uma curiosidade sobre a empresa é que a mesma é conhecida pelos os clientes como “não fecha”, pelo o fato do horário de funcionamento ser bem extenso. O Jucas Sport’s Bar tem um ambiente bem aconchegante proporcionando assim aos seus clientes um encontro de amigos, ou um almoço em familia agradável.

2.1.1 Força de Trabalho

O Quadro de Funcionários da empresa é formado por 14 funcionários, sendo divididos nos seguintes cargos: Gerente, subgerente, balconistas e garçons, chefe de cozinha, salgadeiro, ajudante de cozinha e ajudante geral. Os requisitos para a contratação dos colaboradores é possuir o ensino médio completo e experiência no ramo alimentício. A forma de contratação é baseada no regime CLT (Consolidação das Leis do Trabalho). São proporcionados aos funcionários os seguintes benefícios: seguro de vida (Porto Seguro) vale transporte, adicional noturno. A organização é representada conforme o Organograma abaixo:

2.1.2 Produtos e Clientes

Jucas Sport’s Bar conta com um cardápio bem variado de pratos executivos, tais como: Frango ao molho, Picadinho, Costela, Calabresa, Omelete, Filé de Frango, Bife à Cavalo, acompanhados por arroz, feijão e salada. O restaurante também oferece um cardápio padronizado com pratos específicos para cada dia da semana, conforme descrito abaixo:

Domingo Pratos Executivos.

Segunda-feira Virado à Paulista: Ac. Feijão Tutu, Banana à Milanesa, Bisteca, Ovo, Linguiça Calabresa, Torresmo, Arroz e Salada.

Terça-feira Bife à Rolê: Ac. Purê de Batata, Arroz, Feijão e Salada.

Quarta-feira Feijoada.

Quinta-feira Frango Assado: Ac. Espaguete à Bolonhesa, Arroz e Salada.

Sexta-feira Filé de Pescada ao molho: Ac. Purê de Batata, Arroz, Feijão e Salada.

Sábado Feijoada e/ou Carne Assada: Ac. Salada de Maionese

O restaurante tem como clientes alvos funcionários das empresas locais e moradores da região, além de clientes esporádicos que frequentam o comércio local. Para manter seus clientes e conquistar novos, é necessário sempre buscar melhorias com o intuito de agradar e satisfazer seus clientes. Pelo fato de sua localização ser em uma região com grande movimentação, o Jucas Sport’s Bar, lida com concorrentes do ramo, tais como: “Bar e Restaurante do Sr. Antero” e “Restaurante Falcão Dourado”.

No ramo de comércio existe um crescimento sazonal de vendas, principalmente nos meses entre outubro e dezembro, decorrentes do pagamento do 13º

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (49.3 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com