TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Combate a incendio

Por:   •  21/10/2015  •  Dissertação  •  4.170 Palavras (17 Páginas)  •  542 Visualizações

Página 1 de 17

CBINC

No século XVIII um celebre cientista Frances, Antoine Lawrence Lavoisier, descobriu as bases cientificas do fogo e seus estudos imutáveis até os dias de hoje, possibilitaram o surgimento de avanços no campo da Prevenção e Combate a Incêndio.

COMBUSTÃO

Há fogo quando há combustão, que é definida como uma área de reação química de oxidação, na qual uma substancia combustível reage com o comburente, ativada pelo calor (elevação de temperatura).

TRIANGULO DO FOGO

Temperatura de Ignição + Combustível + Comburente

TETRAEDRO DO FOGO

Considerada a afinidade química entre o combustivel e o comburente como mais uma condição para a existencia do fenômeno da combustão, o triangulo do fogo evolui para o tetraedro do fogo que representa a união:

Temperatura de Ignição + Combustível + Comburente + Reação Química em Cadeia

COMBURENTE (Oxigênio)

É todo elemento que assossiado quimicamente ao combustível, é capaz de faze-lo entrar em combustão. O oxigênio é o comburente mais facilmente encontrado na natureza, o oxigênio existe no ar atmosférico em substancia mais eficiente quantidade aproximada em 21%. Normalmente não ocorre chama quando a concentração de oxigênio no ar é inferior a 16%

COMBUSTIVEL (Madeira, Papel)

É toda a substancia capaz de queimar e alimentar a combustão (madeira, papel, pano, estopa, tinta, alguns metais e etc). É o elemento que serve de campo de propagação do fogo, dentre as diversas classificações que podemos atribuir aos combustíveis:

- Quanto ao estado FISICO

  • SOLIDOS (carvão, madeira, pólvora)
  • LIQUIDOS (gasolina, álcool, éter, óleo de linhaça)
  • GASOSOS (metano, etano, etileno, butano)

- Quanto à VOLATIDADE

  • VOLATEIS são os que, que nas condições normais de temperatura e pressão despredem vapores capazes de se inflamarem

  • NÃO VOLATEIS são os que desprendem vapores inflamaveis após aquecimento acima da temperatura ambiente

- Quanto à presença do COMBURENTE

  • COM COMBURENTE combustível que possui em sua própria estrutura molecular o comburente (ex: pólvoras, cloratos, nitratos, celulose e etc)

  • SEM COMBURENTE não possui o comburente na sua estrutura molecular (ex madeira, papel etc)

A velocidade da queima de um combustível depende de sua capacidade de combinar com o oxigênio sob a ação do calor e da sua fragmentação (área de contato com o oxigênio)

COMBUSTIVEIS SOLIDOS

A maioria dos combustíveis sólidos transformam-se em vapores e, então reagem com o oxigenio. Como exemplo: uma barra de aço exigirá muito calor para queimar, mas, se transformada em palha de aço, queimara com facilidade, assim sendo quanto maior a maior fragmentação do material, maior será a velocidade da combustão.

COMBUSTIVEIS LIQUIDOS

Os combustíveis liquidos inflamáveis tem algumas propriedades físicas que dificultam a extinção do calor, aumentando o perigo para os homens que combatem o fogo.

É importante notar que a maioria dos liquidos inflamáveis são mais leves que a água e portanto flutuam sobre esta. A volatilidade é a facilidade que os liquidos liberam vapores, e tem grande importância, porque quanto mais volátil for o liquido, maior a possibilidade de haver fogo, ou mesmo explosão. Chamamos de voláteis os lquidos que liberam vapores a temperaturas menores que 20° C

COMBUSTIVEIS GASOSOS

Os gases não tem volume definido, tendendo, rapidamente, a ocupar todo o recepiente em que estão contidos. Para o gás queimar, há necessidade de que esteja em uma mistura ideal com o ar atmosférico e portanto se estiver numa concentração fora de determinados limites, não queimara.

PIROLISE é a decomposição química de uma matéria ou substancia através do calor.

TEMPERATURA os vapores emanados de um combustível inflamam-se na presença do comburente, a partir de determinada temperatura.

TEMPERATURA DE INGNIÇÃO

É a temperatura necessária para que a reação química ocorra entre o combustível e o comburente, produzindo gazes capazes de entrarem em combustão.

PONTO DE FULGOR é a temperatura mínima na qual o combustível desprende gases suficientes para serem implantados por uma fonte externa de calor, mas não em quantidade suficiente para manter a combustão. A chama aparece, porem logo se extingue, não mantendo a combustão.

PONTO DE COMBUSTÃO é a temperatura do combustível, acima da qual, ele desprende gases em quantidade suficiente para serem inflamados por uma fonte externa de calor e continuarem queimando, mesmo quando retirada essa fonte.

PONTO DE IGNIÇÃO é a temperatura necessária para inflamar os gases que estejam desprendendo de um combustível, só com a presença do comburente.

REAÇÃO QUIMICA EM CADEIA

Ela torna a queima auto-sustentavel. O calor erradiado das chamas atinge o combustível e este é decomposto em particulas menores, que se combinam com o oxigênio e queimam, irradiando outra vez calor para o combustível, formando um ciclo constante.

INTENSIDADE DA COMBUSTÃO é o volume de chamas que se desprende de um incêndio. Alem da quantidade de combustível, devemos, também considerar a área superficial do combustível, porque a concentração da mistura combustível e ar (oxigênio) produzira uma intensidade de combustão maior ou menor em função dessa mistura. Assim quanto maior a área superficial, maior será a concentração da mistura ar/combustível e, em conseqüência maior será a intensidade da combustão.

FORMAS DE COMBUSTÃO as combustões podem ser classificadas conforme a sua velocidade em:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.1 Kb)   pdf (167.3 Kb)   docx (25 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com