TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Composição quimica do esmalte

Artigo: Composição quimica do esmalte. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2014  •  Artigo  •  1.065 Palavras (5 Páginas)  •  488 Visualizações

Página 1 de 5

RESUMO

A Química é essencial para os cosmético , podem ser definidos como toda substância ou conjunto de substâncias, que neste caso são chamadas de formulações cosméticas, capazes de atuar na manutenção e melhora da aparência humana, ou até mesmo na higiene pessoal.

Com o desenvolvimento da química desde a antiguidade como ciência , muitos métodos químicos vêm sendo aplicados aos cosméticos e pode auxiliar na otimização de um novo cosmético .

O esmalte que conhecemos hoje e que as mulheres aplicam nas unhas , é produzido a partir de vários compostos que dão a ele sua característica .

Cada composto faz a sua função e ao entrar em contato com a unha , provocam reações químicas.

Palavras-chave: Química; esmalte; cosméticos; compostos ;unhas.

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO ...............................................................................................5

2. ESMALTE ................................................................................................... 6

3.COMPOSIÇÃO QUÍMICA .............................................................................. 7

3.1 Matéria Prima 7

3.2 Nitrocelulose 7

3.3 Resina ..........................................................................................................................7

3.4 Plastificantes ...............................................................................................................7

3.5 Pigmentos ...................................................................................................................7

3.6 Agente Tixotrópicos ...................................................................................................7

3.7 Solvente ......................................................................................................................7

4 NOMENCLATURA E FUNÇÃO DOS COMPONENTES.................................8

5 TIPOS DE ESMALTES ..........................................................................................9

6. CONCLUSÃO................................................................................................10

7. REFERÊNCIAS ............................................................................................11

INTRODUÇÃO

O interesse pelos cosméticos vem desde a Grécia antiga, quando eram extraídos óleos fixos e essenciais de diversas plantas com finalidades cosméticas. Mas como tudo se desenvolve em conjunto com a tecnologia, a partir do século X, nos primórdios da química, começaram a surgir as primeiras formulações visando criar cosméticos mais eficientes e variados, em princípio a partir da combinação de diversos óleos vegetais como, por exemplo, amêndoas com outros óleos.Com o desenvolvimento da química como ciência a partir do século XVIII, muitos métodos químicos vêm sendo aplicados aos cosméticos, como por exemplo: melhores métodos de extração de essências e óleos, síntese de essências artificiais, procuram por novas formulações e substâncias que possuem maior eficiência sobre a pele humana (em conjunto com bioengenharia).

ESMALTES

O esmalte é uma substância que em seu estado líquido pode ser aplicada a uma superfície e quando solidificada dá origem a uma camada dura e brilhante.

O esmalte pode ser encontrado em diversas cores e diversas composições. Dependendo da sua fórmula pode ser usado para fins diferentes. O polimetilacrilato, no esmalte tem a função de ligar os ingredientes por conta disso ele não escorre .O esteralcônio de hectorita é um minério de onde é extraído o lítio. Triturado é usado em forma de pó no esmalte e vira uma espécie de cola. Em contato com a temperatura da mão (cerca de 35°C) ele provoca e evaporação dos solventes usados como a acetona e assim o esmaltefixa na unha. Nitrocelulose é usado como detonador de explosivos, mas na unha forma um filme plástico e maleável. O Copolímero de etileno garante que o filme formado não saia se despedaçando.

COMPOSIÇÃO QUIMICA DO ESMALTE

Possui a Nitrocelulose, que é o principal componente, e é responsável pela formação da película (filme), resinas que proporciona o brilho e a aderência, solventes pelo tempo de secagem, corante para dar cor e o tom desejado e os agentes de suspensão, que servem para o produto não decantar.

MATÉRIA PRIMA : A principal matéria prima para a produção de nitrocelulose é a celulose , retirada principalmente da madeira e do linter de algodão . A celulose, encontrada na parede celular das células vegetais.

NITROCELULOSE: é fundamental na composição do esmalte pois é ela a responsável pela formação do filme.

RESINA: tem a função de dar aderência e durabilidade.

PLASTIFICANTE: tem a função de dar flexibilidade ao produto, tornar o filme menos quebradiço.

PIGMENTOS: são de dois tipos, orgânicos e inorgânicos. Os pigmentos orgânicos, também chamados de corantes, são minoria e se dissolvem nos solventes. Já os pigmentos inorgânicos não. A grande variedade de cores provém da combinação dos pigmentos inorgânicos.

AGENTES TIXOTRÓPICOS: Os pigmentos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com