TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conclusão concentração hidrogeniônica

Por:   •  10/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  890 Palavras (4 Páginas)  •  144 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO:

A concentração hidrogeniônica dos sistemas biológicos é usualmente expressa em termos de pH (potencial hidrogêniônico). A escala de pH é uma maneira conveniente de designar a concentração real de íons de H+ (e, portanto OH-) em soluções aquosas. As soluções possuindo um pH maior do que 7 são ditas como alcalinas ou básicas, as soluções de pH 7 são neutras e as soluções de pH menor do que 7 são ácidas. Os ácidos são definidos como doadores de prótons e as bases como receptoras de prótons. Pode-se trabalhar com a seguinte equação: (ANDAIDE, 2011)

pH = - log [H+] ou [H+] = 10-pH

OBJETIVO:

Aprender a manusear o pHmetro testando o pH de diferentes soluções.

MATERIAIS

Béquer;

Papel;

Copinhos descartáveis.

EQUIPAMENTOS

pHmetro.

REAGENTES

Fita indicadora;

Vinagre de álcool;

Água gaseificada;

Leite UHT integral;

Água destilada;

Bicabonato de sódio (NaHCO­3) 1%;

Hidróxido de sódio (NaOH) 0,1 mol L-1;

Soluções específicas (pH = 4 e pH = 7);

Água deionizada.

PROCEDIMENTO:

1. Foi calibrado o pHmetro usando as soluções específicas de pH 4 e 7 utilizando, além do pHmetro e das soluções, também água deionizada e papel.

2. Em seguida colocou aproximadamente 20 mL das substâncias de vinagre de álcool, água gaseificada, leite UHT integral, água destilada, bicarbonato de sódio e hidróxido de sódio em copinhos descartáveis.

3. Foi medido o pH de cada substância pelo pHmetro e pela fita indicadora universal e anotado o pH correspondente a cada análise.

.

RESULTADOS E DISCUSSÃO:

Quadro 1: Comparação de pH medido em pHmetro e fita indicadora

Substância

pH medido em pHmetro

pH medido em fita indicadora

Vinagre de álcool

2,3

3

Água gaseificada

4,9

6

Leite UHT integral

6,3

6

Água destilada

6,1

6

Bicarbonato de sódio (NaHCO3) 1%

8,3

8

Hidróxido de sódio (NaOH) 0,1 mol. L-1

13,1

12

Comparando o pH medido no pHmetro e na fita indicadora, nota-se que o pHmetro é um método mais preciso do que a fita indicadora.

Segundo a EMBRAPA, o pH do vinagre de álcool pode variar de 2,69 a 2,83. No experimento o vinagre apresentou pH de 2,3, essa variação pode-se ter dado devido a fermentação acética.

A água gaseificada apresentou pH de 4,9 no experimento, e segundo a Revista de odontologia da UNESP, o pH da água gaseificada é de mais ou menos 3,85. Essa variação de pH dá-se pelo escape do gás carbônico (CO2), pois quanto mais o gás carbônico escapa mais o pH aumenta.

O leite UTH integral apresentou pH de 6,3 no experimento, e segundo a Revista Brasileira de Agropecuária Sustentável, o pH do leite UTH integral varia de 6,35 a 6,97. O decréscimo do pH é indicativo da liberação de prótons hidrogênio, situação que causa instabilidade iônica e comprometimento da qualidade do leite UTH.

A água destilada no experimento apresentou pH de 6,1, teoricamente o PH ideal é 7, mas experimentalmente é muito difícil de obter. O máximo de acidez que pode chegar a água destilada em condições normais é por volta de 5,6 quando aerada ou estocada em grandes containers abertos ( BIO water system).

O Bicarbonato de sódio (NaHCO3) 1% apresentou pH de 8,3 no experimento. O bicarbonato de sódio é um sal que tem característica alcalina, portanto seu pH é básico.

O Hidróxido

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (51.5 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com