TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Condutor da eletricidade

Ensaio: Condutor da eletricidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/6/2014  •  Ensaio  •  380 Palavras (2 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 2

1- Explique porque o NaCl e um bom condutor da eletricidade só quando esta em solução aquosa ou fundido e não conduz quando esta em estado solido?

NaCl quando em solução aquosa, se dissocia em Na+ e Cl-, isto significa que teremos na água íons positivos e íons negativos, quando colocamos dois elétrons fornecendo uma diferença de potencial os íons negativos se orientam para um dos polos e os íons positivos para o outro polo, estabelecendo assim uma corrente elétrica, então, antes de se dissociarem não conduziam por que não tinha os portadores.

2- Um composto iônico conduz a eletricidade quando esta em solução aquosa. Em qual outro solvente ele apresentaria esta mesma propriedade?

Em acido acético.

3- Porque a agua sendo um composto covalente é um condutor da eletricidade?

4- Porque os compostos covalentes apresentam pontos de fusão relativamente baixos (menor que 3000 C)

Apresentam baixas temperaturas de fusão e de ebulição (não resistem ao calor).

5- A forca dos seguintes ácidos (HCl;HBr; HF,HI) pode ser explicadas de acordo com a diferença de eletronegatividade e diferença do tamanho do átomo de halogênio

a. Qual destas propriedades define a forca do acido? Justifique sua resposta.

A propriedade é a eletronegatividade do elemento, porque esta propriedade define a capacidade do átomo receber elétrons, sendo assim se um átomo tem maior capacidade de receber elétrons, consequentemente ele se torna íon mais fraco, tendo uma maior grau de ionização. .

6-Os hidróxidos são definidos como base por que: em solução aquosa liberam como único ânion os íons hidroxilas. As aminas também apresentam caráter básico. Explique os princípios teóricos destas propriedades básicas das aminas. Apresente as reações químicas que sejam necessárias.

A dissociação iônica está relacionada ao comportamento das bases em presença de água. Exemplo: a soda cáustica (NaOH) é uma substância sólida que em contato com a água libera os íons Na+ e OH- que se dissolvem devido à atração pelos polos negativos e positivos da molécula de H2O. As aminas possuem caráter mais básico que os compostos oxigenados, porque o nitrogênio é menos eletronegativo que o oxigênio e, dessa forma, ele é capaz de compartilhar o seu par de elétrons com maior facilidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com