TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DETERMINAÇÃO DO CONTEÚDO DO HIDRÓXIDO DE MAGNÉSIO NO LEITE MAGNÉTICO

Trabalho acadêmico: DETERMINAÇÃO DO CONTEÚDO DO HIDRÓXIDO DE MAGNÉSIO NO LEITE MAGNÉTICO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/12/2014  •  Trabalho acadêmico  •  888 Palavras (4 Páginas)  •  421 Visualizações

Página 1 de 4

DETERMINAÇÃO DO TEOR DE HIDRÓXIDO DE MAGNÉSIO EM LEITE DE MAGNÉSIO

VOLUMÉTRIA DE COMPLEXAÇÃO

TERESINA

DEZEMBRO DE 2014

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO..................................................................................4

2. PARTE EXPERIMENTAL

MATERIAIS.......................................................................................5

REAGENTES......................................................................................5

3. PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAL............................................6

4. RESULTADOS E DISCUSSÃO........................................................7

5. CONCLUSÃO....................................................................................9

REFERÊNCIAS.................................................................................10

RESUMO

A volumetria de complexação baseia-se em reações que envolvem um íon metálico M e um ligante L com formação de um complexo suficientemente estável. Baseando-se nisso foi realizado a determinação do teor de hidróxido de magnésio em leite de magnésio, usando uma solução recém-preparada de NH4OH/NH4Cl pH 10 e uma solução de EDTA usado para titulação até a mudança de coloração.

1. INTRODUÇÃO

A titulação refere-se a um processo no qual o reagente padrão é adicionado à solução de um analito até que a reação entre os dois seja julgada completa. Uma titulação é realizada pela adição de uma solução padrão de uma bureta, ou outro aparelho dosador de líquidos, a uma solução de analito até que a reação entre os dois seja completa (SKOOG et.al.,2007).

As titulações de neutralização são largamente empregadas para determinar as quantidades de ácido e base. Além disso, podem ser utilizadas para monitorar o progresso das reações que produzem ou consomem íons hidrogênio. As titulações de neutralização dependem da reação química entre e um reagente padrão. O ponto de equivalência química é localizado por um indicador químico ou um método instrumental (SKOOG et.al.,2007).

As soluções padrões utilizadas nas titulações de neutralização são ácidos ou bases fortes porque essas substâncias reagem de forma mais completa com o analito do que as suas correlatas mais fracas, portanto, fornecem pontos finais mais nítidos. As soluções padrão de bases são geralmente preparadas a partir dos hidróxidos sólidos de sódio (SKOOG et.al.,2007).

Um reação de complexação com íon metálico envolve a substituição de uma ou mais moléculas de solventes, que estão coordenadas, por outros grupos nucleofílicos. Os grupos ligados ao íon central são chamados de ligantes. Os ligantes podem ser convenientemente classificados na base do número de ligações que fazem com íon metálico. A estabilidade de um complexo é caracterizada pela constante de estabilidade. A vasta maioria das titulações de complexação é feita com ligantes multidentados, como o EDTA e substâncias semelhantes, como agentes de complexação (VOGEL et.al.,2011).

O principal objetivo da prática é determinar o teor de hidróxido de magnésio em leite de magnésio através da volumetria de complexação.

2. PARTE EXPERIMENTAL

MATERIAIS

Dessecador

Balança Analítica

Béquer

Erlenmeyer de 125 ml

Pipetas volumétricas de 10 ml

Bico de Bunsen

Bureta

Balão volumétrico

Pisseta

Conta gotas

Bastão de vidro

REAGENTES

Na2H2Y.2H2O

Água destilada

NH4OH

NH4Cl

Leite de Magnésio

HCl 0,1 mol.L-1

Indicador Èrio T

Solução de EDTA

Solução de NH4OH/NH4Cl pH 10

3. PROCEDIMENTOS

Secou-se o sal Na2H2Y.2H2O a 70 a 80°C por 2 horas e após resfriou-se em dessecador, em seguida foi pesado 1,8 gramas desse sal para preparo de 250 mL de solução 0,02 mol.L-1 . Depois para o preparo da solução tampão NH4OH/NH4Cl pH 10, dissolveu-se 10 gramas de NH4Cl em água e adicionou-se 57 mL de NH4OH e dissolveu a 100 mL. Prosseguindo, agitou-se vigorosamente o frasco de leite de magnésio, pesado imediatamente com auxílio de um conta-gotas cerca de 0,30 gramas da amostra em um béquer pequeno. Adicionou-se algumas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com