TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DETERMINAÇÃO DOS TEORES DE SÓDIO (Na+) E POTÁSSIO (K+) EM SOLUÇÕES

Por:   •  11/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.931 Palavras (12 Páginas)  •  270 Visualizações

Página 1 de 12

INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS

CÂMPUS INHUMAS

CURSO LICENCIATURA EM QUÍMICA

DETERMINAÇÃO DOS TEORES DE SÓDIO (Na+) E POTÁSSIO (K+) EM SOLUÇÕES

Dhiully Silva

Elisabeth Ferreira

Thicyana Cardoso

Wesley Lemes

Wesley Moreira

INHUMAS - GO

Novembro/2015

INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS

CÂMPUS INHUMAS

CURSO LICENCIATURA EM QUÍMICA

DETERMINAÇÃO DOS TEORES DE SÓDIO (Na+) E POTÁSSIO (K+) EM SOLUÇÕES

RELATÓRIO REFERENTE À AULA PRÁTICA DA DISCIPLINA DE QUÍMICA AMBIENTAL SOBRE A DETERMINAÇÃO DOS TEORES DE SÓDIO (Na+) E POTÁSSIO (K+) EM SOLUÇÕES REALIZADO NO DIA 23/11/2015 COM O AUXÍLIO DA PROFESSORA DRA. ELISANGELA CARDOSO DE LIMA BORGES.

SUMÁRIO

1- INTRODUÇÃO......................................................................................................04

1.1- AMOSTRAGEM .............................................................................................04

1.2- FOTOMETRIA DE CHAMAS..........................................................................06

1.3- PADRÕES DE SÓDIO E POTÁSSIO EM ÁGUA TRATADA.........................07

2- OBJETIVO............................................................................................................09

3- MATERIAIS E REAGENTES................................................................................10

4- PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL....................................................................11

5- RESULTADO E DISCUSSÃO..............................................................................13

6- CONCLUSÃO.......................................................................................................15

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS..........................................................................16

1- INTRODUÇÃO

1.1- Amostragem

A primeira etapa essencial de uma análise quantitativa é a seleção do método. Algumas vezes a escolha é difícil e requer experiência, assim como intuição. Uma das primeiras questões a ser considerada no processo de seleção é o nível de exatidão requerido. Infelizmente, a alta confiabilidade quase sempre requer grande investimento de tempo. Geralmente, o método selecionado representa um compromisso entre a exatidão requerida e o tempo e recursos disponíveis para a análise (SKOOG, 2002).

Uma segunda consideração relacionada com o fator econômico é o número de amostras que serão analisadas. Se existem muitas amostras, podemos nos dar o direito de gastar um tempo considerável em operações preliminares, como montando e calibrando instrumentos e equipamentos e preparando soluções padrão. Se temos apenas uma única amostra, ou algumas poucas amostras, pode ser mais apropriado selecionar um procedimento que dispense ou minimize as etapas preliminares. Finalmente, a complexidade e o número de componentes presentes da amostra sempre influenciam, de certa forma, a escolha do método (SKOOG, 2002).

Para gerar informações representativas, uma análise precisa ser realizada com uma amostra que tem a mesma composição do material do qual ela foi tomada. Quando o material é amplo e heterogêneo, grande esforço é requerido para se obter uma amostra representativa. Considere, por exemplo, um vagão contendo 25 toneladas de minério de prata. O comprador e o vendedor do minério precisam concordar com o preço, que deverá ser baseado no conteúdo de prata do carregamento. O minério propriamente dito é inerentemente heterogêneo, consistindo em muitos torrões que variam em tamanho e igualmente no conteúdo de prata. A dosagem desse carregamento será realizada em uma amostra que pesa cerca de um grama. Para que a análise seja significativa, essa pequena amostra deve ter uma composição que seja representativa das 25 toneladas (ou aproximadamente 25.000.000 g) do minério contido no carregamento. O isolamento de um grama do material que represente de forma exata a composição média de aproximadamente 25.000.000 g de toda a amostra é uma tarefa difícil, que exige manipulação cuidadosa e sistemática de todo o material do carregamento. A amostragem é o processo de coletar uma pequena massa de um material cuja composição represente exatamente o todo do material que está sendo amostrado (SKOOG, 2002).

Para as análises realizadas no laboratório, a amostra bruta é normalmente reduzida em tamanho para uma quantidade de material homogêneo para tornar-se a amostra de laboratório. Em alguns casos, como os de amostragem de pós, líquidos e gases, não temos itens obviamente discretos. Esses materiais podem não ser homogêneos e ser constituídos em partículas microscópicas de composições diferentes ou, no caso de líquidos, zonas onde as concentrações diferem. Com esses materiais, podemos garantir a representatividade da amostra obtendo nossos incrementos a partir de diferentes regiões de todo o material (SKOOG, 2002).

Estatisticamente, os objetivos do processo de amostragem são:

1. Obter um valor médio que seja uma estimativa sem tendências da média da população. Esse objetivo pode ser atingido apenas se todos os membros da população tiverem uma probabilidade igual de estarem incluídos na amostra.

2. Obter uma variância que seja uma estimativa sem vieses da variância da população, para que os limites de confiança válidos para a média possam ser encontrados e vários testes de hipóteses possam ser aplicados. Esse objetivo pode ser alcançado apenas se toda amostra

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.8 Kb)   pdf (72.1 Kb)   docx (23 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com