TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolva um relatório de química

Seminário: Desenvolva um relatório de química. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/6/2014  •  Seminário  •  358 Palavras (2 Páginas)  •  269 Visualizações

Página 1 de 2

Elaboração de Relatórios de Química

O relatório deve conter as seguintes partes:

Capa: deve possuir: título do experimento; equipe (nome completo, nº e série); nome da escola; data de execução do experimento; nome da disciplina.

Introdução: apresentação de teorias e contextualização do experimento.

Objetivo: apresentação dos motivos pelos quais se realiza o experimento – o que quer se obter com o mesmo.

Materiais e reagentes: descrição objetiva e detalhada de equipamentos, materiais e reagentes utilizados, de forma que um leitor possa reproduzir o experimento. No caso de equipamentos deve-se descrever a marca e tipo do mesmo.

Procedimento experimental: descrição passo a passo de forma objetiva sobre as etapas de execução do experimento.

Dados e análises de dados: apresentação dos dados obtidos e explicação dos mesmos bem como de fatos observados. As observações devem ser objetivas porém compreenderem todos os fenômenos observados, mesmo eles sendo condizentes com o previsto ou não. Também devem-se apresentar relatos de ocorrências não esperadas ou que não deram certo.

Conclusão: desfecho do relatório que devem contemplar uma relação entre as teorias apresentadas na introdução, bem como os objetivos do experimento e os dados observados. Aqui é necessário explicitar se os objetivos foram atendidos e se estão ou não de acordo com os dados experimentais.

Bibliografia: numerar todas as referências bibliográficas. Fazer conforme segue:

1. Livros, apostilas e outros: “sobrenome do(s) autor(es), abreviações do(s) nome(s) do(s) autor(es). Título da obra e subtítulo em itálico. Nome da editora, nº da edição. Cidade da edição, ano.”

2. Sites de internet: “sobrenome do(s) autor(es), abreviações do(s) nome(s) do(s) autor(es). Título do texto ou da página. Disponível em:< www.xxxx.com >. Acessado em: inserir data (dia, mês e ano) em que foi acessado (não é necessária a hora).

************************************************************************************

Observação importante: sempre use voz passiva no passado para denotar objetividade e que o experimento foi (e não será) feito. E nunca use primeira pessoa (fizemos, observamos etc).

Exemplo incorreto: Utilize uma bureta de 50 mL – verbo no imperativo: denota roteiro de experimento e não relatório. Ou: utilizamos uma bureta de 50 mL – verbo na 1ª pessoa (errado).

Exemplo correto: Foi utilizada uma bureta de 50 mL – voz passiva no passado: indica objetividade e que o experimento foi realizado no passado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com