TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Determinação de Solubilidade e Miscibilidade de Compostos Químicos

Por:   •  4/9/2023  •  Relatório de pesquisa  •  1.167 Palavras (5 Páginas)  •  48 Visualizações

Página 1 de 5

DETERMINAÇÃO DE SOLUBILIDADE E MISCIBILIDADE DE COMPOSTOS QUÍMICOS

FABRICIO BENEDITO PEREIRA DA SILVA

WESLEY AUGUSTO DE SOUSA

Cuiabá - MT

(21 de agosto de 2023)

1. Introdução

Solubilidade

Dizemos que uma substância é solúvel em outra quando misturadas, formam um sistema homogêneo. Quando se trata de líquidos eles se dizem miscível . A solubilidade é uma propriedade específica de uma substância e depende do solvente ao qual é misturada, assim uma substância pode ser muito solúvel em álcool e não o ser em água da mesma forma não podemos afirmar que um determinado líquido é miscível.

A solubilidade depende da quantidade de solvente (o líquido do sistema), a temperatura e também ao se tratar de líquidos (miscibilidade), estão relacionadas com algumas propriedades das substâncias que, por sua vez depende da natureza da ligação entre os átomos. A forma com que os átomos estão ligados fornecem as substâncias certas geometrias que determina um grau de polaridade as moléculas, ou também formando novas interações intermoleculares ( como exemplo ligação de Hidrogênio).

Quantidade de solvente: mesmo que o solvente seja capaz de dissolver o soluto em questão, há um limite na qual certa quantidade de solvente possa dissolver de soluto.

Temperatura: temperatura é um fator único que é capaz de modificar a solubilidade de um soluto em um determinado solvente sem que a quantidade deste seja alterada. Por exemplo, se o soluto for um gás, sempre haverá uma maior quantidade dissolvida quando a temperatura do solvente for menor, ou seja, quanto mais frio, mais dissolvido será o gás.

Polaridade: as moléculas com a mesma características polares a tendência de se dissolver em, dissemos assim que semelhante dissolve semelhante. De acordo com a caraterística polar da molécula, ela interage com suas moléculas, ou com as moléculas de outras substâncias, por meio de diferentes forças intermoleculares:

Dipolo induzido: ocorre entre moléculas apolares;

Dipolo permanente: ocorre entre moléculas polares;

Ligação de hidrogênio: ocorre entre moléculas apolares.

Além disso, quanto maior a intensidade da força intermolecular, maior será o ponto de fusão e o ponto de ebulição, fato que influi diretamente no estado físico em que podemos encontrar uma substância.

Obs. 1: A miscibilidade é o termo usado para o sistema formados por líquidos. A solubilidade, termo utilizado para sistemas formados com sólidos (ou gases) e líquidos.

Obs. 2: A formação de sistema homogêneo evidencia a solubilidade e acessibilidade. Um sistema resultante turvo mostra uma solubilidade parcial e um sistema heterogêneo identifique a uma substância insolúvel ou invencível no solvente em estudo.

2. Objetivo

• Verificação da polaridade e da solubilidade de substâncias orgânicas e inorgânicas.

3. Materiais

3.1 Materiais e reagentes

• Cloreto de sódio;

• Ácido acetilsalicílico;

• Acetato de sódio;

• Iodo;

• Água destilada;

• Detergente;

• Tolueno;

• Clorofórmio;

• Tubo de ensaio;

• Espátula;

• Becker de 100 ml;

• Estante para tubo de ensaio;

• Pisseta;

• Pipeta de Pasteur;

3.2 Métodos

Parte I

1) Colocou-se uma ponta de espátulas dois solutos cloreto de sódio, ácido acetilsalicílico, acetato de sódio e iodo, separadamente, em tubos de ensaio.

2) Adicionou-se, sua vegetação, água destilada, gota a gota, até o máximo de 12 gotas. Anotou-se as alterações ocorridas especificando o número de gotas necessário para a dissolução de cada sólido.

3) Classificou-se os sólidos em solúvel parcialmente solúvel ou insolúvel.

4) Repetiu-se o procedimento empregando como solventes a acetona e o clorofórmio.

Parte II

1) Colocou-se cerca de 5 ml de água em dois tubos de ensaio.

2) Adicionou-se uma gota de detergente transparente no primeiro turbo. Anotou-se o resultado.

3) Adicionou-se 5 ml de clorofórmio no segundo tubo. Anotou seu resultado.

4) Repetiu-se o procedimento empregando o tolueno como solvente.

4. Resultados e discussões

Parte I

Colocou-se na estante para tubo de ensaio, três grades com quatro tubos cada, na qual cada um acomodara um soluto, assim ficando separado a amostra de cada teste, já que os solutos são os mesmos as três grades ficou um para a água, um para a acetona e um para o clorofórmio.

Misturou-se água com cloreto de sódio, no primeiro tubo observou-se uma dissolução do cloreto de sódio completa com 8 gotas, criando uma solução homogêneo e NaCl sendo solúvel em agua. Ao segundo tubo de ensaio colocou-se ácido acetilsalicílico, gotejou-se 12 gotas de água, agitou-se o tubo de ensaio mesmo assim o ácido acetilsalicílico não se dissolveu. No terceiro tubo colocou-se o soluto acetato de sódio e o solvente água, gotejou-se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (56.2 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com