TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo de solubilidade dos compostos na determinação de álcool na gasolina

Por:   •  1/6/2015  •  Artigo  •  335 Palavras (2 Páginas)  •  368 Visualizações

Página 1 de 2

Parte I: Foram enumerados doze tubos de ensaio, adicionando aos tubos 1,2,3,4,5, 2mL de água destilada (H2O), aos tubos 6,7,8 e 9 adicionou-se 2mL de Etanol (C2H6O) e aos tubos 10,11,12 adicionou-se 2mL de Hexano (C6H14). Em seguida no tubo 1 adicionou-se 10 gotas de Etanol, nos tubos 2 e 6 foram adicionadas 10 gotas de Hexano, no tubos 3,7 e 10 foram adicionadas 10 gotas de óleo, nos tubos 4,8,11 foram acrescentadas 10 gotas de Cloreto de Sódio (NaCl) e nos tubos de ensaio 5,9 e 12 adicionou-se 10 gotas de Gasolina (C8H18).

No decorrer da prática foi possível constatar a teoria de que “semelhante dissolve semelhante”, a qual a firma que os solvente polares são capazes de solubilizar os solutos também polares, assim os apolares solubilizam os solutos também polares. Assim foi possível verificar que nos tubos onde estavam os solvente Agua e Etanol, que são substancias polares, quando colocados solutos também polares era possível visualizar que estes eram facilmente dissolvidos. O mesmo ocorreu no nos tubos onde foi colocado o Hexano, o qual é um solvente apolar e que em contato com um soluto também polar, era possível verificar a dissolução do “tal” soluto. E realizando uma análise detalhada, foi possível a percepção deste fato, uma vez que nos resultados obtidos verificou-se a solubilidade e o número de fases de acordo com a tabela a seguir:

Tubos

Número de fases

Solubilidade

Tubo 1

1

Solúvel

Tubo 2

2

Imiscível

Tubo 3

2

Imiscível

Tubo 4

1

Solúvel

Tubo 5

2

Imiscível

Tubo 6

1

Solúvel

Tubo 7

2

Imiscível

Tubo 8

2

Imiscível

Tubo 9

1

Solúvel

Tubo 10

1

Solúvel

Tubo 11

2

Imiscível

Tubo 12

2

Imiscível

Foi possível também constar que se as misturas de solvente e solutos Toda matéria é constituída de pequenas partículas, e o seu estado físico depende do maior ou menor espaço existente entre elas, ou seja, da maior ou menor agregação dessas partículas. Assim, os estados físicos também podem ser chamados de estados ou fases de agregação.
Sistemas homogêneos são compostos de maneiras variáveis, podendo ser constituídos por uma ou mais substâncias, porém, sempre apresentam uma única fase. Já os sistemas heterogêneos apresentam aspectos descontínuos, ou seja, são constituídos por mais de uma fase.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (75.7 Kb)   docx (296.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com