TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Determine a porcentagem (conteúdo) de ácido acético no vinagre

Projeto de pesquisa: Determine a porcentagem (conteúdo) de ácido acético no vinagre. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.852 Palavras (8 Páginas)  •  449 Visualizações

Página 1 de 8

1. INTRODUÇÃO

A titulação é uma técnica volumétrica em que através da medição rigorosa de volumes é possível determinar a concentração de uma solução utilizando outra solução cuja concentração é conhecida (solução padrão). Neste processo adiciona-se uma solução, que é colocada na bureta ou na pipeta (titulante), à outra solução que se encontra no Erlenmeyer (titulado) ocorrendo entre as duas uma reação ácido-base (basicamente, uma reação química que ocorre entre um ácido e uma base).

Substâncias chamadas de indicadores de neutralização ou indicadores ácido-base, mudam de cor de acordo com a concentração de íons hidrogênio na solução. A característica principal destes indicadores é que a mudança da cor observada em meio ácido para a cor observada em meio básico não ocorre subitamente, mas dentro de um pequeno intervalo de pH, denominado intervalo de mudança de cor (faixa de viragem) do indicador.

O vinagre é um líquido que contém cerca de 4% de ácido acético, obtido a partir da oxidação do álcool contido no vinho ou no malte de cereais. Como é obtido a partir de produtos naturais, o vinagre contém outras substâncias ácidas. Contudo, como estas se encontram em pequenas quantidades, na determinação da sua acidez considera-se que ele contém exclusivamente ácido acético.

A concentração de ácido acético no vinagre é elevada, o que torna necessária uma diluição prévia. Esta diluição também tem a vantagem de atenuar a cor natural do vinagre, a qual interfere na observação da mudança de cor da solução no ponto final.

2. OBJETIVO

Determinar a porcentagem (teor) de ácido acético no vinagre, realizando a titulação de um ácido fraco com uma base forte.

3. MATÉRIAIS E METODOS

3.1. ) MATÉRIAIS UTILIZADOS:

1. Erlenmeyer de 250 mL, 3 unidades;

2. Buretas de 50 mL, 2 unidades;

3. Pipeta graduada de 5mL;

4. Suporte Universal;

5. Pisseta;

6. Funil;

7. Garra de bureta;

8. Béquer de 100mL, 3 unidades;

9. Proveta de 50mL;

10. Proveta de 250mL.

11. Densímetro de 1,000 a 1,200 (optativo)

3.2. ) REAGENTES UTILIZADOS:

1. Indicadores (fenolftaleína);

2. Água destilada (H2O);

3. Solução padrão de hidróxido de Sódio (NaOH) 0,1mol/L= 2g NaOH;

4. Vinagre.

3.3. ) PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL:

Pipetou-se, com a técnica adequando, 2mL de vinagre para um erlenmeyer de 250mL; a esse vinagre, adicionou-se 30mL de água (medidos em uma proveta de 50mL) e 10 gotas de fenolftaleína; encheu-se corretamente uma bureta de 50mL com a solução de NaOH, encheu-se também a parte que fica abaixo da torneira; abriu-se a torneira deixando cair gota a gota na solução de NaOH da bureta ao erlenmeyer agitando-o constantemente em seguida fechou-se a torneira da bureta logo que ocorreu a viragem do indicador e anotou-se o volume da solução de NaOH que foi gasto, repetimos os mesmo passos mais duas vezes com dois outros erlenmeyer com as mesma soluções com mesmas quantidade e anotamos os volumes gastos; realizou-se cálculos para saber o teor de acidez no vinagre a partir dos resultados obtidos nas titulações e outros cálculos necessários para se chega a porcentagem de acidez no vinagre.

4. RESUTADO DA DISCUSSÃO

A pratica de identificação de teor do ácido acético no vinagre, foi realizado por meio de titulação. Obteve-se sucesso em seu procedimento 2 das 3 amostras tituladas deram errado, nesse caso refez-se o procedimento dessa vez de maneira correta, e assim deu certo, fazendo com que o valor do ponto de viragem de cada um ficasse mais próximo.

Obs: Como era um ácido fraco e uma base forte sendo titulados, a amostra que era incolor ao ser titulada ficou rosa claro.

Tabela 1: Volume de NaOH gastos nas titulações, cor com a viragem do indicador

Volume de NaOH (mL) Viragem

1) 15mL 1) Mudou de incolor para rosa claro

2) 15,2mL 2) Mudou de incolor para rosa claro

3) 15mL 3) Mudou de incolor para rosa claro

Volume total: 45,2mL Volume médio:15,06 mL Indicador: Fenolftaleína.

Observação: Ao adicionarmos 10 gotas do Indicador fenolftaleína aos 32mL da solução em triplicata de vinagre com água que estavam em Erlenmeyer de 250mL as 3 soluções ficaram continuaram incolor, as colocamos em baixo da bureta abrimos um pouquinho a bureta até que gotejasse começamos a fazer movimentos circunflexos com o Erlenmeyer com as soluções ate que elas ficassem rosa claro e assim encontramos o volume médio gasto de NaOH nas titulações.

Nesse processo reagiu-se ácido acético e hidróxido de sódio, formando acetato de sódio e água.

CH3COOH + NaOH CH3COOHNa + H2O

1 – Já podemos fazer o cálculo do número de equivalentes de NaOH.

Vm = 15,06 mL = 0,01506L

C = 0,1 ( C da solução de NaOH)

n = Vm . C ( 0,01506 . 0,1)

n = 0,001506 mol (NaOH) na solução

2 – Vamos agora ao cálculo da massa de ácido acético que reagiu. Sabemos número de equivalentes-grama do reagente CH3COOH e também o seu equivalente-grama.

n = 0,001506

MM = 60 g

3 – Substituindo esses dados na fórmula:

nE = 0,001506

m = n . MM ( 0,001506 .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com