TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dióxido de enxofre

Projeto de pesquisa: Dióxido de enxofre. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  310 Palavras (2 Páginas)  •  430 Visualizações

Página 1 de 2

Formula/ Caracteristicas/ reações

O dióxido de enxofre (SO2) é um gás incolor com forte odor pungente. É muito irritante quando em contato com superfícies úmidas, pois se transforma em trióxido de enxofre (SO3) e passa rapidamente a ácido sulfúrico (H2SO4). É manuseado e transportado em cilindros como gás liquefeito e usado como agente redutor na metalurgia, desinfetante e branqueador, na conservação de alimentos e vinhos, em fumigação, entre outros usos.

De onde são provenientes

O dióxido de enxofre é liberado para a atmosfera por gases vulcânicos e fontes antropogênicas, principalmente atividades industriais que processam materiais contendo enxofre, como termelétricas, fabricação de fertilizantes, fundição de alumínio e aço, produção de ácido sulfúrico e papel. O SO2 está também presente na emissão veicular como resultado da queima de combustíveis fósseis e seu nível ambiental vem decrescendo em razão do maior controle das emissões e redução no teor de enxofre nos combustíveis.

Efeitos

O SO2 presente na atmosfera pode levar a formação de chuva ácida e é precursor dos sulfatos, um dos principais componentes das partículas inaláveis (MP10). Os sulfatos incorporados aos aerossóis são associados à acidificação de corpos d’água, redução da visibilidade, corrosão de edificações, monumentos, estruturas metálicas e condutores elétricos.

Exposição humana e efeitos na saúde

A principal via de exposição da população geral ao dióxido de enxofre é a inalatória. Os efeitos adversos da exposição a altos níveis de SO2 incluem dificuldade respiratória, alteração na defesa dos pulmões, agravamento de doenças respiratórias e cardiovasculares. O composto irrita o nariz, garganta e pulmões causando tosse, falta de ar, chiado no peito, catarro e crises de asma. Os indivíduos asmáticos ou com doenças crônicas de pulmão e coração e as crianças são mais sensíveis aos efeitos do dióxido de enxofre.

Referência/Sites relacionados

OGA, S.; CAMARGO, M.M.A; BATISTUZZO, J.A.O. (eds). Fundamentos de Toxicologia. 3a edição. São Paulo: Atheneu Editora, 2008. 677p.

http://www.who.int/en/

http://www.epa.gov/

http://www.atsdr.cdc.gov/

http://www.toxnet.nlm.nih.gov/

http://www.mma.gov.br/port/conama/

http://www.bvsde.paho.org/sde/ops-sde/portugues/bvsdepor.shtml

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com