TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Di Cavalcante E As Mulatas Brasileiras

Monografias: Di Cavalcante E As Mulatas Brasileiras. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/6/2013  •  3.593 Palavras (15 Páginas)  •  2.045 Visualizações

Página 1 de 15

Universidade Paulista

UNIP

Projeto Integrado Multidisciplinar ( Pim )

As Mulatas de Di Cavalcante e o Fetiche da Mulata Brasileira

Deborah Benedetti

Laise Azadinho

Natalia Kozakas

Samanta Oliveira

Thyla Rolim

Desembro-2012

São Paulo- SP

Conteúdo

INTRODUÇÃO 3

OBJETIVO 4

DI CAVALCANTI 5

PRINCIPAIS OBRAS 6

FETICHE 7

MULATAS BRASILEIRAS 10

CARTELA DE CORES 16

PAINÉIS SEMÂNTICOS 17

FOTOS DO LOOK 20

COLEÇÃO 24

BIBLIOGRAFIA 53

INTRODUÇÃO

Trabalho desenvolvido por nós alunos do 2º semestre de Design de Moda que consiste na pesquisa sobre o pintor modernista Di Cavalcanti e suas obras e a relação dele com o Fetiche das Mulatas Brasileiras e a Moda, com a criação de uma coleção inspirada no quadro Mulheres com Frutas.

Iremos abordar quais os objetivos de ter escolhido o quadro para chegar até coleção. Desenvolvemos o estudo do fetiche, onde queríamos chegar para surpreender o público. O que é o fetiche e sua história.

Mostraremos também a cartela de cores, as que mais destacam, e as escolhidas sobre o quadro. Os painéis semânticos de segmento e público, do começo até o resultado final.

A produção fotográfica de moda com a peça criada, utilizamos fotos reais do desfile já apresentado.

E por fim, toda a coleção desenvolvida em 20 croquis.

OBJETIVO

Di Cavalcanti usava a estética que abordava a sensualidade tropical do Brasil enfatizando os diversos tipos femininos. As cores brasileiras em suas obras, em conjunto com toques de sentimentos e expressões marcantes dos personagens retratados ditavam o estilo artístico do pintor.

Mulheres com Frutas é um quadro da década de 30 e não foge desse estilo. Com uma certa leveza, utilizando tons alegres e que remetem a vaidade e delicadeza da mulher mulata brasileira, torna-se um método de mostrar os traços e aparência mais visível para a realidade vivida.

As frutas que chamam a atenção no quadro fez com que torna-se parte do "fetiche" da roupa criada. Como inspiração o tom do rosa e parte da meiguice chamada atenção, surgiu a ideia em desenvolvermos uma meia-saia com babados, delicada, sutil e ousada.

Quadro Mulheres com Frutas

DI CAVALCANTI

Di Cavalcanti (1857-1976) foi um artista, ilustrador e pintor brasileiro, um dos idealizadores da semana de Arte Moderna de 1922. Foi um dos primeiros artistas a pintar elementos da realidade brasileira, como favelas, festas populares, operários.

Emiliano Augusto Cavalcanti de Albuquerque e Melo era o seu nome de batismo. Nasceu no Rio de Janeiro e já com 17 anos, fazia ilustrações na revista Fon Fon. Em 1917, chegou a fazer o curso de Direito na Faculdade de Direito do Largo de São Francisco. Casou-se com Maria, sua prima, em 1921.

Di Cavalcanti

Foi amigo de Oswald de Andrade e Mário de Andrade, mentores da Semana de Arte Moderna de São Paulo. O pintor adquiriu experiência expondo seus trabalhos em galerias de Bruxelas, Amsterdã, Paris, Londres. Na Europa, conheceu artistas como Picasso, Satie, Léger e Matisse.

Em 1932, fundou o Clube dos Artistas Modernos, com Flávio de Carvalho, Antonio Gomide e Carlos Prado.

Di Cavalcanti era simpatizante das idéias comunistas, por isso, foi perseguido pelo governo de Getúlio Vargas e acabou sendo preso, mas libertado no começo da segunda guerra, voltando para Paris.

Di Cavalcanti ilustrou livros de poetas e escritores famosos como Vinícius de Moraes e Jorge Amado. Em 1951, participou da Bienal de São Paulo e doou seus desenhos ao MAM- Museu de Arte Moderna da mesma cidade- Museu de Arte. Em 1954, O MAM do Rio de Janeiro fez uma retrospectiva de sua obra.

Em 1956, recebeu o prêmio da mostra Internacional de Arte Sacra de Trieste, na Itália. Em 1961, com a construção de Brasília, elaborou a tapeçaria para o palácio da Alvorada e pintou a Via-Sacra da catedral da cidade. Outros trabalhos seus conhecidos: Samba (1925), Mulata Sentada(1936) e Cenas da Bahia(1960).

Morreu no ano de 1976, no Rio de Janeiro.

PRINCIPAIS OBRAS

- Pierrete - 1922

- Pierrot - 1924

- Samba - 1925

- Samba - 1928

- Mangue - 1929

- Cinco moças de Guaratinguetá - 1930

- Mulheres com frutas - 1932

- Família na praia - 1935

- Vênus - 1938

- Ciganos - 1940

- Mulheres protestando - 1941

- Arlequins - 1943

- Gafieira - 1944

- Colonos - 1945

- Abigail - 1947

- Aldeia de Pescadores - 1950

- Nu e figuras - 1950

- Retrato de Beryl - 1955

- Tempos Modernos - 1961

- Tempestade - 1962

-

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.3 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com