TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Documentário Química um história volátil- Resenha 2

Por:   •  17/5/2015  •  Resenha  •  375 Palavras (2 Páginas)  •  838 Visualizações

Página 1 de 2

Documentário Química um história volátil – Parte 2 conta a historia da ordem dos elementos  que se tornaria uma das mais belas criações do homem a Tabela Periódica dos elementos. A Tabela Periódica não foi sempre como nós a conhecemos hoje e desde os descobrimento dos primeiros elementos tinha-se em mente de todos tinham uma ordem mesmo que ainda não tivessem descobertos todos .No inicio do século XIX apenas 55 elementos tinham sido descobertos  os cientistas não sabiam o quanto mais existiam  ou se eram infinitos mais a questão era de como eles se encaixavam.

John Dalton tinha a cabeça repleta de idéias, naquela época os cientistas já haviam descoberto que os elementos se combinavam para formar compostos. Dalton propôs que cada elemento tinha que ser composto por seus próprios e exclusivos elementos estruturais que ele chamou de partículas elementares o átomo.Os gregos haviam esbarrado na idéia do átomo, mas a abandonaram agora Dalton assumia a teoria, ele descobriu a base da teoria atômica, assim como havia cada elemento diferente e que cada átomo tinha um peso diferente. Dalton foi o primeiro a impor a ordem dos elementos que foram ordenados pelo peso, mesmo não tendo acertado houve um grande avanço na época.

A teoria de Dalton ajudou outros cientistas pela busca da ordem dos elementos, assim muitos outros cientistas buscavam uma ordem, mas todos chegavam a respostas completamente diferentes conseqüentemente houve uma competição entre eles. Stanislao Cannizzaro conseguiu um consenso com os outros cientistas sobre o peso atômico, uma nova forma de calculá-lo. Agora com os pesos atômicos precisos eles seriam capazes de colocar ordem nos elementos.

Dimitri Mendeleev em 1869 tentava achar um padrão para os elementos  que até então nenhum cientista havia conseguido, nessa época eram conhecidos cerca de 60 elementos. Mendeleev criou uma carta para cada um dos 63 elementos conhecidos. Cada carta continha o símbolo do elemento peso atômico e suas propriedades. Ele organizou essas cartas em ordem crescente de peso atômico, agrupando os elementos de propriedades semelhantes e deixando espaço para novos elementos que ainda não tinham sido descobertos, assim criando a tabela periódica moderna abrindo o caminho para novas perguntas, experimentos e teorias. No decorrer do tempo a tabela foi modificada até chegar na qual conhecemos hoje.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (57.6 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com