TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ETANOL

Projeto de pesquisa: ETANOL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  8.935 Palavras (36 Páginas)  •  319 Visualizações

Página 1 de 36

UNIP-UNIVERSIDADE PAULISTA

CAMPUS ALPHAVILLE

CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

TEMA: ETANOL

Santana de Parnaíba 2014

Etanol como fonte sustentável

Santana de Paranaíba

2014

ÍNDICE

Sumário

Objetivo do Trabalho 04

Objetivo do trabalho 04

Introdução 05

Tema 06

Dissertação 12

Projeto do Site

Relatório de Códigos

Bibliografia 26

Ficha de Atividades Práticas Supervisionadas

OBJETIVO DO TRABALHO

A motivação para a elaboração deste trabalho se dá no desenvolvimento de aptidões em relação ao tema abordado, e possíveis soluções que mitiguem ou cessem os impactos humanos sobre o meio ambiente.

Hoje, o maior interesse no uso do etanol como fonte de energia vem da necessidade de substituir uma parcela do petróleo utilizado e de reduzir as emissões de gases de efeito estufa. A possibilidade de reduzir a poluição local

em centros urbanos, com a mistura na gasolina, e melhorar a qualidade da gasolina com seu poder antidetonante são também razões importantes para esse interesse. O trabalho realizado no Brasil é particularmente importante porque mostrou a possibilidade de se atingir níveis de produção muito significativos com custos competitivos. Aí está uma oportunidade para as potencialidades e vocações brasileiras. Para aprofundar o tema, nós produzimos esta publicação que tem como objetivo apresentar uma explicação do produto ETANOL, sua historia, fabricação, e suas expectativas para o futuro.

INTRODUÇÃO

O etanol (álcool etílico) é um álcool derivado de cereais e vegetais que vem representando cada vez mais no Brasil, uma parcela significativa do consumo mundial, graças a seu grande atrativo de ser utilizado como combustível renovável limpo, cuja queima auxilia na redução dos gases causadores do aquecimento global. Além dos benefícios biológicos o etanol ainda possui um preço acessível e ajuda a manter a economia do país. É graças a esses e outros benefícios que iremos abordar nesse trabalho as principais características do etanol, analisando sua formação – que no Brasil é dada através da cana-de-açúcar-, sua toxicidade a fim de ter uma melhor noção sobre seu manuseio, seu o ciclo de produção realizado a partir da cana-de-açúcar, do milho, da beterraba, da madeira e da celulose, mostrando cada etapa desse ciclo através de explicações e fluxogramas, dente outros.

Para ter um melhor aproveitamento do etanol e ter um produto dentro dos parâmetros procuramos também entender o reuso e a reciclagem do produto não utilizável e de como é feito o descarte do mesmo.

Outro aspecto importante sobre o etanol que analisamos foi acerca de seu mercado consumidor, identificamos os principais países exportadores, o quanto o etanol é consumido em cada um e qual a previsão para o futuro, como é feita a comercialização do etanol brasileiro, além de entender os futuros projetos para a exportação do mesmo.

TEMA: ETANOL COMBUSTIVEL SUSTENTÁVEL

O ETANOL, álcool oriundo da cana-de-açúcar, tem sido aclamado por muitos como uma alternativa de fonte energética limpa e sustentável. O álcool é sim um combustível renovável, pensado como alternativa ao escasso petróleo, combustível fóssil com quantidades limitadas. O aumento da produção do combustível renovável, sem nenhuma dúvida é uma das principais metas do governo federal e foi assunto relevante entre Lula e Bush, quando este esteve em visita ao Brasil. Mas, dois sérios problemas - ambiental e social? Deveram ser enfrentados antes que se possa dizer que o Etanol é fonte energética limpa e sustentável.

A produção do álcool gera uma série de poluições, pois, em muitos lugares onde se cultiva a cana, ainda é adotada a queimada antes do corte, originando um grande lançamento de poluentes na atmosfera, prejudicando a saúde das pessoas que vivem na região e cidades próximas. Há estatísticas provando que o número de internações por problemas pulmonares e por hipertensão arterial aumenta muito durante o período da queima da cana-de-açúcar, que acontece entre abril e novembro, nas regiões produtoras.

Danifica, também, o meio ambiente, pois muitos animais nativos são mortos pelo fogo e este ainda poderá atingir áreas naturais que ficam próximas às plantações. Além da poluição ambiental o plantio cana-de-açúcar provoca sérios problemas sociais, pois para o corte da cana é empregada mão de obra temporária (os conhecidos boias-frias), sujeita a salários baixíssimos e desprovida de equipamentos adequados para o trabalho perigoso. A Lei Estadual n. 11.241, de 19 de setembro de 2002, permite a queima gradativa da cana-de-açúcar em áreas não mecanizáveis até o ano de 2031, enquanto, nas mecanizáveis, vai até 2021. Uma Lei visivelmente confrontante com a Lei Federal n. 6938/81 (Política Nacional do Meio Ambiente), que lhe é hierarquicamente superior, a qual condena atividades poluidoras, como é a do caso em pauta. Conclui-se então, que pelo menos por enquanto, analisando o problema a partir do Estado de São Paulo, maior produtor de cana-de-açúcar do país e perante as leis estaduais vigentes, que ainda não se pode falar que o etanol é uma fonte energética limpa e sustentável.

Sem sombra de duvida o álcool (etanol) virou a principal estrela do mercado energético global, e nenhuma economia tem tanto a ganhar quanto a nossa.

O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (63.7 Kb)  
Continuar por mais 35 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com