TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Efeito da interação da radiação eletromagnética com a matéria

Artigo: Efeito da interação da radiação eletromagnética com a matéria. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/12/2014  •  Artigo  •  290 Palavras (2 Páginas)  •  309 Visualizações

Página 1 de 2

O efeito da interação da radiação eletromagnética com a matéria é um dos meios mais poderosos para obter-se informações sobre a estrutura microscópica da matéria. Estes efeitos normalmente estão longe de serem simples e uma análise mais profunda da natureza desta interação depende do conhecimento de fundamentos provenientes da mecânica quântica. Entretanto, alguns aspectos semi-quantitativos também permitem o uso deste tipo de ferramenta no dia a dia, em trabalhos envolvendo a análise e a identificação de substâncias.

Os métodos espectroscópicos baseiam-se na absorção e/ou emissão de radiação eletromagnética por muitas moléculas, quando seus elétrons se movimentam entre níveis energéticos. A espectrofotometria baseia-se na absorção da radiação nos comprimentos de onda entre o ultravioleta e o infravermelho. A chamada radiação luminosa corresponde a uma gama de comprimentos de onda que vai desse o ultravioleta ao infravermelho no espectro da radiação eletromagnética. O espectro o visível está contido essencialmente na zona entre 400 e 800 nm.

Um espectrofotômetro é um aparelho que faz passar um feixe de luz monocromática através de uma solução e mede a quantidade de luz que foi absorvida por essa solução. Usando um prisma o aparelho separa a luz em feixes com diferentes comprimentos de onda e pode-se fazer passar através da amostra um feixe de luz monocromática. O espectrofotômetro permite-nos saber que quantidade de luz é absorvida a cada comprimento de onda.

O conjunto das absorbâncias aos vários comprimentos de onda para um composto chama-se espectro de absorção e varia de sustância para substância.

A aplicação analítica mais comum da análise espectrofotométrica é a determinação da concentração do analito pela medida da absorção, sendo esta então uma valiosa ferramenta para elucidação da composição de íons complexos em solução e para a determinação de suas constantes de formação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com