TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Eletrólise

Resenha: Eletrólise. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/6/2014  •  Resenha  •  216 Palavras (1 Páginas)  •  188 Visualizações

A eletrólise usada na obtenção do Alumínio é a Eletrólise Ígnea, que faz uma reação química por meio de corrente elétrica, que separa os elementos químicos de um composto.

O termo ígnea vem do latim, que significa ardente; na eletrolise ígnea utiliza-se eletrodos que possuem elevados pontos de fusão, é comum usar eletrodos de platina ou grafita ou grafite, na obtenção do alumínio utiliza-se o eletrodo de grafita ou grafite.

A importância da eletrolise para a engenharia, é que ela tem uma grande importância na indústria para produção de varias substâncias, como alumínio que é um semimetal, metais alcalinos, alcalinos terrosos entre outros.

A bauxita é uma mistura de óxidos e hidróxidos de alumínio oque é indispensável na produção do alumínio. Para produzirmos 1 tonelada de alumínio precisamos de 2 toneladas de alumina e para fazer 2 toneladas de alumina precisamos de 4 toneladas de bauxita.

Para obter o alumínio metálico, passa por um processo industrial chamado de redução eletrolítica da Alumina (Al2O3). Esse processo é feito por meio de um forno a 960° C, que através de uma corrente elétrica continua em barramentos dos fornos ou cubas eletrolíticas. Podemos também representar esse processo pela equação do calculo estequiométrico a seguir.

que corresponde a todo o processo citado a cima.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com