TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Equilibrio quimico

Por:   •  10/6/2015  •  Relatório de pesquisa  •  291 Palavras (2 Páginas)  •  359 Visualizações

Página 1 de 2

CONCLUSÃO:

Ao término destes experimentos, podemos concluir que um equilíbrio químico ocorre quando reações diretas e inversas ocorrem simultaneamente. Sendo assim, as quantidades de reagentes e produtos em uma reação química se mantém constante ao longo do tempo.

Segundo a literatura, toda a reação química ocorre nos dois sentidos onde,  reagentes se transformam  em produtos e  produtos se transformam em reagentes. Em uma situação de equilíbrio químico, as velocidades das reações direta e inversa são equivalentes.

Fatores como a temperatura, pressão e concentração podem trazer alterações no equilíbrio. Como no equilíbrio uma das  reações é endotérmica , ou seja, absorve o calor e a outra é exotérmica, que libera calor quando aumentamos a temperatura favorecemos o sentido da reação que absorve calor, a endotérmica. Entretanto, quando diminuimos a temperatura, favorecemos o sentido da reação que libera calor, a exotérmica.

A variação da pressão só deslocará os equilíbrios que envolvem apenas substâncias gasosas. Quando a pressão é aumentada, o deslocamento do equilíbrio ocorre no sentido de contração do volume. Por outro lado, quando ela é diminuída, o deslocamento ocorre no sentido de expansão do volume.

No que se diz respeito a concentração, quando ela se encontra aumentada em um ou mais reagentes, o equilíbrio se desloca no sentido da reação direta, ou seja, formação dos produtos e consumo dos reagentes. Agora, quando a concentração dos produtos é aumentada, o deslocamento ocorrerá no sentido inverso, esquerda, no sentido de formação de reagentes.

Neste sentido, ao analizarmos o equilíbrio químico podemos perceber  sua importância. Por exemplo no cotidiano onde a regulação desse equilíbrio afeta o rendimento dos produtos fabricados nas indústrias químicas e também afeta o funcionamento do organismo humano e dos animais, como no sistema-tampão que o sangue apresenta, mantendo o seu pH estável.

.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (66 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com