TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Escolha do tema carvão ativado

Por:   •  2/5/2017  •  Projeto de pesquisa  •  892 Palavras (4 Páginas)  •  311 Visualizações

Página 1 de 4

JUSTIFICATIVA DO TEMA

O vazamento de tanques subterrâneos contendo derivados de petróleo, como a gasolina e o óleo diesel, pode acarretar problemas à população, oferecendo riscos à saúde pública e aos ecossistemas. O contato desses combustíveis com o meio físico pode ocorrer através de derramamentos durante a operação de transferência do produto para o tanque; vazamentos no sistema devido à corrosão; falhas estruturais do tanque ou da tubulação conectada ao tanque; ou mesmo por sua instalação inadequada Tudo isso pode gerar riscos de incêndios, explosões e contaminação do solo, subsolo e da água subterrânea. Estatísticas internacionais apontam que os tanques com mais de 20 anos de instalação podem apresentar problemas de vazamentos devido à corrosão, porém essa vida útil passa a ser de 10 anos quando o tanque encontra-se sem nenhuma proteção. Além disso, esses vazamentos podem ser provocados por diversos fatores, dentre os quais a idade e a corrosão dos tanques parecem ser os mais importantes. Com o aumento da frota de veículos no país, cresce a demanda por combustível, assim se elevando o número de postos de gasolina no território nacional. Normalmente, estes vazamentos são de uma escala mínima, difíceis de notar, porém a situação vai se agravando com o passar do tempo, e geralmente quando é notada, uma grande parte de combustível já contaminou o subsolo e as águas subterrâneas. Uma das principais preocupações em relação a esta problemática, é que haja a contaminação de lençóis freáticos e aquíferos, que são utilizados para consumo humano. Os contaminantes denominados de BTEX (Benzeno, Tolueno, Etil-Benzeno e os Xilenos) encontrados na gasolina, são prejudiciais à saúde humana, alguns até cancerígenos. Atualmente, vêm sido desenvolvidos métodos de remoção desses compostos por meio da remediação, com o objetivo de que o local contaminado retome sua condição original.

Tendo em vista essa situação nosso grupo se mobilizou e propôs utilizar carvão ativado para diminuir os riscos de contaminação dos meios hídricos. Com uma demanda crescente por água pura e ar limpo no mundo todo, o uso de carvão ativado como adsorvente no processo de tratamento desse resíduo se torna uma alternativa interessante pelo alto rendimento e baixo custo, pois carvões ativados são materiais carbonáceos e inertes que têm grande área superficial. Devido à alta porosidade do material, possui a capacidade de adsorção, processo que elimina as moléculas causadoras de gosto, odor e cor indesejáveis e remove substâncias orgânicas dissolvidas que ficam ligadas à superfície dos poros do carvão. O carvão ativado atende aplicações na indústria química, alimentícia, automotiva, petroquímica, mineração, farmacêutica, processos de purificação em geral, cloro residual e no tratamento de água de efluentes líquidos e gasosos, entre outros. Com o desenvolvimento industrial, há aumento das quantidades e variedades de componentes químicos presentes na água. Muitas espécies de orgânicos e inorgânicos têm sido identificadas, como trihalometanos (THM) e químicos orgânicos sintéticos. Os tratamentos convencionais de água já não são tão eficientes e até ineficazes na retenção de alguns destes compostos.

Benefícios 

A capacidade de adsorção do carvão ativado granulado é ideal para remoção de uma grande variedade de contaminantes da água, ar, líquidos e gases. Carvão ativado é uma mistura de placas grafíticas dispostas de forma aleatória na sua estrutura, contendo Carbono (C), que lhe confere poderosa força de adsorção quando comparada à de outros materiais. “Sistema mais avançado em reciclagem e em sustentabilidade, o carvão ativado é um produto ambientalmente responsável, já que podem ser reativados através de oxidação térmica e utilizados várias vezes para a mesma aplicação. A troca do carvão é fácil, limpa e rápida. O peletizado ou granulado podem ser reativados, já o carvão ativado em pó não.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (65.8 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com