TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exemplo de relatório de dissociação eletrolítica

Por:   •  28/6/2017  •  Relatório de pesquisa  •  1.207 Palavras (5 Páginas)  •  1.371 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

Disciplina: Química geral

Curso: PMQ-321

Data de realização da prática: 08/05/17

DISSOCIAÇÃO ELETROLÍTICA

Aluno: Marcos Danilo Mettri

Professor: Wangler Compans

INTRODUÇÃO

 Em primeiro lugar, é correto afirmar que uma das características de muitas substâncias na química é a condução de eletricidade. Deve-se afirmar que essa propriedade está relacionada com os tipos de ligações químicas entre os átomos de um composto. Como essas ligações determinam o caráter polar ou apolar das substâncias, pode-se salientar que a condução ou não de eletricidade tem relação com a polaridade de um composto.

 Em segundo lugar, já foi verificado experimentalmente que quase todas as substâncias só transmitem eletricidade, quando estão dissolvidas em água (somente poucos compostos muito iônicos são capazes de conduzir eletricidade quando foram fundidos). Nesse sentido, a água foi escolhida como solvente, porque é capaz de solubilizar quase todas as substâncias que conduzem cargas elétricas.

 Deve-se mencionar que somente compostos polares são capazes de conduzir eletricidade; isto é, somente aqueles que apresentam um polo positivo e outro negativo. Considerando esse contexto, existem duas formas possíveis para uma determinada substância apresentar polaridade em meio aquoso: dissociação e ionização. A dissociação iônica se caracteriza pela separação de íons, em meio aquoso, de uma substância de caráter iônico. A ionização consiste na formação de íons, quando certas substâncias moleculares (polares) se dissolvem em água. Tanto a dissociação quanto a ionização produzem íons em meio aquoso; elas diferem na forma como eles foram criados.  

 No tocante a capacidade de conduzir ou não eletricidade, as substâncias podem ser classificadas em: eletrólitos e não-eletrólitos. Os eletrólitos são compostos que, dissolvidos em água, conduzem corrente elétrica. Os não-eletrólitos são compostos que se caracterizam por não conduzir a corrente elétrica em meio aquoso.

 Além disso, os eletrólitos também podem ser divididos em algumas categorias: fortes, médios e fracos. Os eletrólitos fortes se dissolvem muito em meio aquoso e geram soluções com alta condutividade elétrica. Eletrólitos médios se dissolvem medianamente na água e resultam em misturas com média condutividade elétrica. Eletrólitos fracos se solubilizam pouco em meio aquoso e dão origem a soluções que conduzem muito pouco a eletricidade.

[pic 2]

OBJETIVO

 Pode-se afirmar que o objetivo desta experiência consiste em observar quais substâncias são capazes de conduzir ou não eletricidade em soluções aquosas e em que grau (forte, médio ou fraco) isso ocorre.

EXPERIMENTAL

a) Aparelhagem

- Béquer de 250ml (10);

- Béquer de 500ml (1);

- Dispositivo com lâmpada para ensaio de eletrólitos;

- Espátulas inox (2);

- Lã de aço;

- Papel toalha;

- Pissete;

- Vidro de relógio (2)

b) Material

Soluções aquosas das seguintes substâncias: H2SO4, NaOH, CH3COOH, NaCl, NH3, CH2H5OH, HCl, C12H22O11 (sacarose), Água deionizada, água da torneira, NaCl sólido, C12H22O11 sólida.

PROCEDIMENTO

 Quando chegamos ao laboratório, as soluções já estavam sobre as bancadas e o dispositivo elétrico já estava montado, bastava apenas ligá-lo na tomada. Para a realização da experiência, só foram necessários três alunos da turma: um para ligar o dispositivo na tomada, outro para colocar os contatos elétricos nas soluções e nos sólidos em cima dos vidros de relógio e um terceiro para limpar os contatos adequadamente entre as substâncias. O resto da turma apenas anotou os resultados.

 O aluno que colocou os contatos elétricos limpou-os usando palha de aço. O aluno que ficou encarregado de fazer a limpeza dos polos elétricos fez essa etapa, limpando esses polos com um pissete, emergiu-os no béquer de 500ml com água destilada, e os secou com papel toalha. Uma vez que as extremidades elétricas estavam imersas na solução, se a substância acendia a lâmpada do dispositivo elétrico, então ela era classificada como eletrólito; se a lâmpada não ficava acesa, a substância era classificada como não eletrólito. Antes de mergulhar os pontas nas misturas, a turma previa se a lâmpada iria acender ou não.

 Quando a prática terminou, o dispositivo com lâmpada para ensaio de eletrólitos foi desligado a tomada e foi devidamente limpo. As soluções foram devolvidas para seus frascos de origem.

[pic 3]

Imagem 1: representação esquemática de circuito elétrico de uma solução com uma substância eletrolítica (a lâmpada está acesa)

RESULTADOS E DISCUSSÃO

Resultados

Substância

Resultado

H2SO4 (aq)

Acende fortemente a lâmpada

NaOH (aq)

Acende fortemente a lâmpada

CH3COOH (aq)

Acende fracamente a lâmpada

NaCl (aq)

Acende fortemente a lâmpada

NH3(aq)

Acende fracamente a lâmpada

C2H5OH (aq)

Não acende a lâmpada

HCl (aq)

Acende fortemente a lâmpada

C12H22O11 (sacarose) (aq)

Não acende a lâmpada

Água deionizada (l)

Não acende a lâmpada

Água da torneira (l)

Acende fracamente a lâmpada

NaCl sólido

Não acende a lâmpada

C12H22O11 sólida

Não acende a lâmpada

Tabela 1: relação dos resultados das substâncias que foram submetidas ao teste de condução de eletricidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)   pdf (196.4 Kb)   docx (75.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com