TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exercícios em Química

Ensaio: Exercícios em Química. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/3/2014  •  Ensaio  •  239 Palavras (1 Páginas)  •  594 Visualizações

1) No teste de Molish observa-se o aparecimento de um anel violeta no limite de separação dos líquidos, produto da reação de -naftol a 5%, ácido sulfúrico e a solução do carboidrato. Quais são os produtos formados nessa reação? Qual é o objetivo desse teste?

2) No teste de Benedict alguns carboidratos, os chamados redutores, são capazes de reduzir os íons Cu2+ a Cu+, formando um precipitado vermelho tijolo. Explique o que são carboidratos redutores.

3) No teste do iodo foi observada a formação de um complexo de coloração azul, produto da reação do iodo com o amido. Explique como ocorre a formação desse complexo, bem como, o desaparecimento dessa coloração quando o tubo foi aquecido.

4) Explique os resultados dos testes de solubilidade realizados com glicose, maltose, amido, ácido esteárico, ácido palmítico e ácido oléico nos solventes, água, éter e clorofórmio, através de uma comparação entre a polaridade das substâncias testadas e dos solventes utilizados.

5) Porque o ponto de fusão do óleo de soja foi cerca de -2ºC enquanto o da gordura vegetal hidrogenada foi aproximadamente 45ºC? Explique.

6) No teste de saponificação gordura vegetal foi colocado em um erlenmeyer, juntamente com uma solução de KOH a 5% em álcool e aquecida. Qual foi o produto formado e porque ele apresenta característica de sabão? Explique.

7) Explique os resultados do teste do efeito tampão:

Adição de NaOH nos tubos 1 e 2

Efeito de soprar com pipeta de ponta fina nos tubos 1 e 2

Adição de HCl nos tubos 3 e 4.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com