TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Experimente com cristalização e recristalização

Seminário: Experimente com cristalização e recristalização. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/10/2014  •  Seminário  •  1.001 Palavras (5 Páginas)  •  205 Visualizações

Página 1 de 5

1. INTRODUÇÃO

O método de cristalização se trata da separação a partir de uma mistura líquida se obtém cristais de um dos componentes da mistura, com eficácia, porém, o processo necessita de um período lento, caso queira acelerar o processo, basta controlar a termodinâmica, que aproximam e agrupam as substâncias em estruturas altamente organizadas, os cristais, por este ocorrido, não é possível obter cem por cento de pureza dos elementos. Para obter os resultados é indicado filtragem, decantação ou um filtro de papel para que seque os cristais úmidos.

Já a recristalização, é desenvolvida em temperatura ambiente, o método consiste em dissolver o sólido em um solvente quente e em seguida esfriar lentamente. Na baixa temperatura, obtém-se menor solubilidade, crescendo os cristais. O indicado é que esfrie lentamente, pois, o esfriamento rápido pode trazer resultados impuros. Confira as etapas deste processo:

1. Dissolver o sólido, adicionando pequena quantidade de solvente quente.

2. Filtrar a água, removendo assim, algumas das impurezas.

3. Esfriar lentamente, para a obtenção de cristais puros.

4. Coletar os cristais.

Assim como trabalhar com a cristalização e recristalização, no experimento, é preciso determinar o ponto de fusão dos componentes utilizados. O ponto de fusão consiste basicamente em passagem do estado sólido para o líquido. Nos ácidos utilizados, o ponto de fusão é elevado quando comparados a compostos de funções com massa molecular semelhante, devido às ligações por pontes de hidrogênio.

2. OBJETIVOS

O objetivo do experimento A, é preciso determinar o ponto de fusão dos seguintes componentes orgânicos, ácido benzóico, ácido salicílio e da mistura dos dois ácidos. Determinando exatamente a temperatura em que ocorre a mudança de estado.

O experimento B é colocar em prática a técnica de recristalização, depois de diluir os ácidos, no final do processo, identificar a quantidade dos cristais dos reagentes.

Promover o aprimoramento da capacidade de identificar e conhecer as relações de equilíbrio entre fases (sólido/líquido) e precisamente determinar como as impurezas solúveis dissolvem – se, finalizando em obtenção do ácido cristalizado, podendo ser utilizado até mesmo em outros experimentos.

3. Materiais e métodos

Na etapa “A”, foi utilizado o tubo capilar, o selamos em uma de suas extremidades, aquecendo – o no bico de Bunsen. Para separar pequena quantidades do ácido sacílico, o despejamos uma pequena quantidade sobre a bancada, com o tubo capilar empurramos a extremidade aberta para assegurar uma considerável quantidade de ácido no tubo. O tubo de vidro grande e totalmente seco na vertical apoiando - o sobre a bancada, soltamos o capilar com sua parte lacrada para baixo, dentro do tubo de vidro fazendo com que o baque do capilar com a base da bancada empurrasse a quantidade considerável de ácido para a ponta lacrada, abrangendo mais espaço para a entrada de mais ácido, repetindo o processo até que completou 1cm na vertical de conteúdo de ácido. O mesmo foi feito com enxofre, e com a mistura do enxofre com ácido sacílico.

A parte “B”, onde deu inicio. Para obter precisão na quantidade solicitada de ácido benzóico, cerca de 0,5g foi utilizada a balança analítica. Onde diluído em 15ml de água destilada em um béquer de 100ml ambos agitados muito bem. Para aquecer a mistura e obter resultados, o bico de bunsen encaixado ao suporte universal, acoplado ao tripé de ferro sustentando uma tela de amianto, que serviu como base para apoiar o béquer com água e o reagente. Abaixo da tela de amianto colocamos um bico de Bunsen. Para mexer a mistura, utilizamos o bastão de vidro. O mesmo processo foi feito apenas alterando o reagente para enxofre.

A próxima etapa da primeira parte do experimento, foi pesado, 2g de mistura

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com