TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Experiências sobre velocidade das reações

Por:   •  11/11/2019  •  Relatório de pesquisa  •  895 Palavras (4 Páginas)  •  723 Visualizações

Página 1 de 4

Faculdade do Maranhão

CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO E CIVIL

DOCENTE: ANA PAULA MOTA FERREIRA

Trabalho de Química

DISCENTES

Letícia Caroline França Cordeiro

Mariana dos Santos Costa

Tatiane Pinto

                                                                SÃO LUÍS-MA

                                                                         2019

 

Trabalho de Química

[pic 1]

São Luís - MA

2019

  1. INTRODUÇÃO

        Por meio dos experimentos, é possível notar que determinadas reações químicas ocorrem mais rapidamente ou mais lentamente em relação a outras. Isso ocorre devido a diversos fatores: a temperatura, a superfície de contato entre os reagentes, a concentração das substâncias e também a presença de um catalisador. Por esse motivo, o estudo da velocidade das reações tem grande relevância tanto em termos industriais quanto em nosso cotidiano. Para que uma reação química ocorra, é imprescindível haver uma quantidade mínima necessária de energia para iniciar uma reação química chamada de energia de ativação, o valor da energia de ativação varia de reação para reação.

2- PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

1) Quanto à primeira experiência, qual foi a diferença observada entre o que ocorreu no tubo 1 em relação no tubo. Justifique

A superfície de contato provocou um (a) aumento da velocidade da reação.

Na experiência 1, foram colocadas, em dois copos de béquer com 10 ml de água, duas pastilhas de antiácido. Porém, uma pastilha foi colocada inteira e a outra pulverizada. Depois de colocar as pastilhas, foi observado que os antiácidos efervescentes quando triturados se dissolvem mais rapidamente do que os inteiros, isso ocorre devido ao fato de o comprimido pulverizado ter uma superfície de contato maior para reagir com água do que o inteiro.

2) No tubo 2 da experiência 2 a efervescência foi maior em relação ao tubo 1, ficando claro que o fator que influenciou essa reação foi temperatura.

Na experiência 2, foram usados tubos de água com temperaturas diferentes, sendo que um estava com água fria e outro com água quente. Nesse experimento, foi possível constatar que a efervescência é maior no copo que se encontra com água aquecida. De um modo geral, a velocidade da reação aumenta à medida que a temperatura da água sobe.

3) A quantidade mínima de energia necessária para que as moléculas possam reagir chama-se energia de ativação

4) Na  experiência 3,  observa-se que a reação  no tubo 2 ocorre com maior velocidade em relação tudo I. Isso deve a ação  do  catalisador presente na batata crua.

Na experiência 3, foram utilizados dois tubos com água oxigenada e em um deles foi colocada uma batata. Após isso, observou-se que no tubo 2, que continha a batata, a reação ocorreu com maior velocidade em relação ao tubo 1 devido à presença de um catalisador, a catalase.

5) com relação à experiência 4, responda:

a) o que está evidenciando a reação?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (109.5 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com