TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FILAMENTOSOS E MICRORGANISMOS AMBIENTAIS CULTIVADOS EM PDA

Por:   •  30/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  673 Palavras (3 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 3

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM PROCESSOS QUÍMICOS 

FATEC – CAMPINAS

 

 

RELATÓRIO DE MICROBIOLOGIA APLICADA À BIOTECNOLOGIA

        

TÍTULO DO EXPERIMENTO: FILAMENTOSOS E MICRORGANISMOS ABIENTAIS CULTIVADOS EM PDA

DATA DE REALIZAÇÃO: 03/09/2018

NOME DOS ALUNOS: BRUNO MIRANDA, LUIS HENRIQUE, RAFAEL SANTOS, VINÍCIUS PESTANA

 

CAMPINAS, 201_


SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        2

1.2 Objetivo do experimento        3

1.        Metodologia        3

2.        RESULTADOS E DISCUSSÃO        5

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        5


  1. INTRODUÇÃO 

Por um longo período os fungos fizeram parte do Reino Plantae (Vegetal) e também teve a época em que eram considerados como parte do Reino dos Protistas. Em 1969 houve a separação de reinos por causa das grandes diferenças e pelo fato dos fungos terem características próprias, atualmente são classificados como um reino a parte, chamado de Reino Fungi e a ciência que estuda este tipo de reino é chamada como Micologia.

As principais diferenças são que os Fungos heterótrofos, não sintetizam a clorofila e se alimentam de outros seres vivos, enquanto as plantas são autótrofas e se alimentam através da fotossíntese, os fungos  também não tem celulose em sua parede celular que é responsável pela rigidez das plantas, é possível observar isso pelos famosos cogumelos que são geralmente mais flexíveis.

Os fungos são muitos comuns no meio ambiente e existem mais de 1,5 milhões de espécies de fungos no planeta Terra, sendo os mais comuns cogumelos, leveduras, bolores e mofos, cada tipo tem suas características especificas.

Os cogumelos são fungos que fazem reprodução sexuada através de suas hifas, possui um corpo maior em comparação as outras espécies de seu reino e é bastante comercializada para uso comestível e medicinal.

As leveduras são diferentes dos cogumelos em relação a sua reprodução, pois se reproduzam de modo assexuado, logo as leveduras de mesma espécie são geralmente clones uma das outras e se multiplicam rapidamente. Elas também fazem fermentação, por serem espécies que realizam respiração anaeróbica, por isso são utilizadas na área alimentícia como fermentos para pães e também na produção de bebidas alcoólicas.

Também há os mofos e bolores que são praticamente iguais, só há a diferença que os bolores infectam os objetos e o mofo é mais agressivo e corrói o material. São espécies filamentos que se reproduzem de forma sexuada e se desenvolvem em matéria orgânica e em lugares úmidos. A grande maioria é perigosa à saúde humana, mas há as exceções que são bastante utilizadas a favor dos seres humanos, como a penicillium que é utilizada na produção de antibióticos e também na fabricação de alguns tipos de queijos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (179.2 Kb)   docx (193.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com